Sociedade

Faziam corridas ilegais na A8 e A19 e foram apanhados pela GNR

21 out 2021 16:27

Foram ainda apreendidos 15 veículos por apresentarem transformações

faziam-corridas-ilegais-na-a8-e-a19-e-foram-apanhados-pela-gnr

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento de Trânsito (DT) de Leiria, anunciou hoje que deteve 11 pessoas relacionadas com corridas ilegais de carros nas autoestradas 8 e 19, na região de Leiria.

A GNR desenvolveu múltiplas acções de fiscalização com o intuito de prevenir a realização de corridas ilegais, manobras perigosas na via pública e crimes de condução perigosa, no distrito de Leiria, após várias denúncias, durante os meses de Setembro e Outubro.

As corridas ilegais decorriam, sobretudo, na A19, junto ao shopping de Leiria e na A8, entre Leiria e Pataias e a Tornada e Caldas da Rainha, revela o capitão Rui Costa, comandante do Destacamento de Trânsito de Leiria.

Na sequência de várias denúncias de corridas ilegais e de “manobras de diversão, onde por norma se verifica uma grande concentração de pessoas”,a GNR desenvolveu “várias acções de fiscalização”, que resultaram na detenção de 11 pessoas.

Os detidos terão praticados crimes de condução sob o efeito de álcool (igual ou superior a 1,2 g\l), condução perigosa de veículo, falta de habilitação legal, viciação de veículo e falsificação de documentos.

Foram ainda apreendidos 15 veículos por apresentarem transformações e alterações que se prenderam com o aumento substancial da sua potência, sendo que cinco deles encontram-se apreendidos para serem submetidos a inspeção periódica extraordinária, dada a complexidade da sua transformação.

Os militares levantaram ainda 155 autos de contraordenação por transformação/alteração das suas características construtivas, condução com taxa inferior a 1,2 g\l de álcool no sangue, manobras perigosas e desrespeito da sinalização de trânsito, entre outras.

Esta fiscalização teve como objectivo “prevenir e reprimir este tipo de fenómeno que põe em causa a segurança rodoviária de todos quantos utilizam a via pública, bem como sensibilizar para o cumprimento nas regras de homologações de veículos, componentes, sistemas ou acessórios, procurando assim que a circulação destes veículos seja realizada de forma segura e supervisionada”.