Sociedade

Fátima prepara-se para receber 200 mil pessoas/dia durante a Jornada Mundial da Juventude

10 jul 2023 13:09

Câmara preparou mais de 11 mil lugares de estacionamento provisórios e duas áreas de acampamento e vai ter serviço de transfer a ligar zonas periféricas à Cova da Iria.

fatima-prepara-se-para-receber-200-mil-pessoasdia-durante-a-jornada-mundial-da-juventude
Papa estará em Fátima na manhã do dia 5 de Agosto para rezar
Maria Anabela Silva

O Município de Ourém apresentou, esta manhã, o plano preparado para receber os milhares de peregrinos que acorrerão a Fátima antes, durante e após a Jornada Mundial da Juventude, que inclui uma curta visita do Papa Francisco à Cova da Iria, marcada para a amanhã do dia 5 de Agosto.

Segundo avançou o presidente da câmara, Luís Albuquerque, as estimativas apontam para a presença de 200 mil pessoas por dia em Fátima, com o "pico de maior pressão" a ocorrer nos dias 4 e 5, respectivamente, véspera e dia da deslocação do Santo Padre. Também os dias 30 e 31 de Julho serão de "grande afluência" ao Santuário.

"Perto de 90% das pessoas que virão a Lisboa, à JMJ, quererão vir a Fátima”, salientou o autarca, que aponta como principais preocupações a segurança e o garantir que a cidade "não pára e continua a funcionar, dentro dos condicionalismos esperados, o mais normal possível".

O plano hoje a anunciado pela câmara, prevê a criação de 11 mil lugares de estacionamento para veículos ligeiros e 1800 para autocarros, a disponibilizar em parques provisórios criados em terrenos privados na cidade e na envolvente.

Está ainda previsto um serviço de transfer, que fará a ligação entre o parque da cidade de Ourém, Santa Catarina da Serra e Santuário de Nossa Senhora da Ortiga e a Cova da Iria. O objectivo é permitir que as pessoas deixem os carros nesses pontos, escolhidos por funcionarem com três importantes pontos de entrada em Fátima, e sigam de autocarro até ao terminal rodoviário provisório, a criar no Centro Escolar Beato Nuno, explicou o presidente da câmara.

O plano contempla também duas zonas de acampamento, com capacidade para cerca de 3500 pessoas e que funcionarão junto ao campo de futebol João Paulo II e à Caso do Clero, na avenida João XXIII. Esta disponibilidade de acampamento soma à Aldeia Jovem, que o Santuário irá montar nas imedidações do Centro Pastoral Paulo VI.

Em termos de Protecção Civil, o presidente da câmara revelou que será montada uma operação de "nível nacional", cujo dispositivo será mobilizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC). Nesta fase, estão já identificados e preparados cinco locais para a instalação das infra-estruturas da ANEPC e montagem da operação de segurança: Colégio de São Miguel, antiga escola de Lomba d' Égua, estrada de Leiria (avenida Nossa Senhora de Fátima), campo de futebol do seminário dos Monfortinos e parque 10 do Santuário.

Salientando que o trabalho de preparação, iniciado em Agosto do ano passado, foi exclusivamente do município, Luís Albuquerque revelou que a câmara irá gastar entre “300 mil e 500 mil euros”, verba exclusivamente financiada pelo orçamento da autarquia. "Entendemos que fazia e faz sentido este esforço, para bem de todos aqueles que visitam o concelho e para bem do País”, afirma.