Sociedade

Fátima celebra 13 de Maio sem peregrinos no Santuário

6 abr 2020 19:56

Para D. António Marto, a alteração da peregrinação é um acto de “responsabilidade pastoral e um profundo acto de fé”.

fatima-celebra-13-de-maio-sem-peregrinos-no-santuario
Celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação social e digital
Ricardo Graça

A peregrinação internacional de Maio ao Santuário de Fátima, que habitualmente juntava na Cova da Iria entre 200 a 300 mil pessoas, vai celebrar-se este ano sem a presença de peregrinos. É a primeira vez que tal acontece e deve-se às restrições impostas e aconselháveis de combate à propagação da Covid-19.

O anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 6 de Abril, pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que considera o cancelamento da peregrinação nos moldes habituais “um ato de responsabilidade pastoral e também um profundo ato de fé”.

“É com muita dor e tristeza de alma e coração, mas também com grande sentido de responsabilidade que neste momento comunico que o Santuário de Fátima irá celebrar a Grande Peregrinação Internacional Aniversária de Maio sem peregrinos fisicamente presentes” diz o prelado, numa mensagem de vídeo emitida pelos serviços de comunicação do Santuário

Pedindo compreensão pela decisão, D. António Marto considera que, “em virtude da pandemia e da necessidade de evitar a propagação do vírus, esta é a única decisão sensata e responsável que poderíamos tomar”. Segundo o cardeal, não se podia permitir que o Santuário se tornasse “centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”.

Entretanto, o Santuário está a ajustar o programa da peregrinação, cujas principais celebrações decorrerão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Serão presididas pelo cardeal D. António Marto e transmitidas pelos meios de comunicação social e digital.

“Mesmo estando em nossas casas viveremos esse momento em espírito de peregrinação. O recinto do Santuário estará vazio, mas não deserto”, refere o cardeal na mensagem vídeo dirigida a todos os peregrinos.

Segundo informação do Santuário, até ao início da pandemia, havia 180 grupos inscritos para a peregrinação.

Também as cerimónias da Semana Santa, já em curso, estão a ser celebradas na Cova da Iria sem a presença de fiéis, mas com transmissão nos vários canais de comunicação do Santuário.