Viver

Fátima. Caminhos da fé nas imagens de 21 fotógrafos

14 jul 2023 08:44

Exposição inaugura neste sábado no Consolata Museu

fatima-caminhos-da-fe-nas-imagens-de-21-fotografos
Registo de Rui Miguel Pedrosa que faz parte do projecto Traços Divinos
Rui Miguel Pedrosa

Os fotógrafos Alfredo Cunha, Ana Brígida, António Pedro Ferreira, Daniel Rocha, Diana Tinoco, Enric Vives-Rubio, Filipe Amorim, João Porfírio, Joaquim Dâmaso, José Carlos Carvalho, José Sena Goulão, Leonel de Castro, Luís Filipe Coito, Nuno André Ferreira, Nuno Ferreira Santos, Paulo Novais, Paulo Pimenta, Rodrigo Cabrita, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Rui Miguel Pedrosa estão representados na exposição Iter Fidei (Caminho de Fé).

A inauguração está agendada para sábado, 15 de Julho, pelas 17 horas, no Consolata Museu, em Fátima.

Com curadoria de Rui Miguel Pedrosa e Luís Filipe Coito, a exposição aborda a devoção dos peregrinos, as expressões de fé e os rituais que compõem a experiência religiosa em Fátima.

“1917 marcou uma mudança significativa em Fátima. Naquele mesmo ano, surgiram algumas fotografias que se tornariam uma das maiores evidências e apoio para toda aquela transformação, despertando um interesse crescente nos acontecimentos. Desde então, todos os anos, milhares de pessoas têm caminhado até ao Santuário de Fátima em manifestação da sua devoção”, lê-se na sinopse.

“Contribuindo para a disseminação desse fascínio pelo local, os meios de comunicação social tiveram um papel fundamental. Jornalistas e fotojornalistas procuraram contar as melhores histórias e captar as fotografias mais impactantes dessas celebrações”, lembra uma nota de divulgação.

Agora, em 2023, pouco mais de um século após as aparições, temos o prazer de apresentar esta exposição fotográfica, na qual cada imagem conta uma história, revelando a devoção fervorosa dos peregrinos, as expressões de fé inabalável e os rituais que compõem a experiência religiosa em Fátima. São momentos de introspeção e profunda conexão humana com o divino”, é referido no texto.

Para além de retratar Fátima, esta exposição também pretende explorar o tema mais amplo da religião e a sua influência nas vidas das pessoas ao redor do mundo. Esta exposição fotográfica colectiva não apenas celebra a beleza estética e o poder das imagens, capturando momentos de devoção fervorosa, expressões de esperança inabalável e rituais que transcendem o tempo, mas também incentiva uma reflexão profunda sobre o papel da religião nas nossas vidas e sociedades.

Convidamos-vos a explorar esta exposição com uma mente aberta, buscando descobrir novas perspectivas e conexões pessoais enquanto mergulham neste universo fotográfico”, anuncia o comunicado remetido pelo executivo da Freguesia de Fátima.

A exposição Iter Fidei (Caminho de Fé) tem apoios da Junta de Freguesia de Fátima e do Consolata Museu Arte Sacra e Etnologia.