Sociedade

Falta de transporte para presos adiou 40 julgamentos em Leiria 

3 nov 2022 17:00

Segundo avança o Jornal de Notícias, Leiria é uma das comarcas mais afectadas pela greve dos guardas prisionais, que começou no início de Setembro.

falta-de-transporte-para-presos-adiou-40-julgamentos-em-leiria
Leiria é uma das comarcas mais afectadas pela greve dos guardas prisionais
Ricardo Graça

Em cerca de dois meses foram adiados 40 julgamentos na Comarca de Leiria por falta de transporte para presos, em resultado da greve dos guardas prisionais. A informação é avançada pelo Jornal de Notícias, na edição desta quinta-feira.

Segundo este diário,  entre 1 de Setembro e 21 de Outubro, registaram-se, a nível nacional, 392 adiamentos de audiências por não ter sido assegurado o transporte dos presos a tribunal. Leiria foi uma das comarcas com mais adiamentos. Só Lisboa (80) e Aveiro (61) registaram um número superior.  

Os adiamentos afectam as diligências consideradas não urgentes, sendo que aquelas que estão classificadas como inadiáveis têm sido realizadas por videoconferência, com os detidos a serem ouvidos a partir dos estamos, avança o Jornal de Notícias.

A greve às diligências não urgentes dos reclusos, convocada pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), deverá manter-se até ao final do ano. Os guardas pedem progressão na carreira, que alega estar “parada e estagnada”. 

Em declarações recentes à agência Lusa, Carlos Sousa, presidente daquela estrutura sindical, explicou que outras das reivindicações prende-se com a existência de "um sistema de avaliação vetusto", que, segundo dirigente, contém inclusivamente alguns preceitos ilegais.