Economia

Falta de ponte no Rio Areia pode inviabilizar colheita de 100 toneladas de fruta

5 ago 2023 10:38

Obras deverão arrancar em breve, informa o presidente da Câmara da Nazaré

falta-de-ponte-no-rio-areia-pode-inviabilizar-colheita-de-100-toneladas-de-fruta
Oposição alerta que prejuízos poderão chegar a cerca de três milhões de euros
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Com a passagem interdita desde o passado 17 de Dezembro e ainda sem obras em curso, a ponte do Rio da Areia (Valado dos Frades) não pode ser usada pelos agricultores, o que poderá “inviabilizar a colheita de 100 toneladas de fruta”, cuja apanha terá de ser feita entre Agosto e Setembro, alertou João Paulo Delgado, vereador da CDU, na última reunião de Câmara da Nazaré.

Em causa poderão estar prejuízos de cerca de três milhões de euros, notava o autarca, acrescentando que a situação pode ter impacto nos rendimentos de 80 a 90 pessoas.

À margem da reunião, o vereador explicou ao nosso jornal que os produtores têm agora feito a travessia por baixo do tabuleiro da A8, alternativa que não lhes serve. Não só porque os veículos têm de percorrer uma distância maior, o que acarreta mais custos, mas também porque a zona não lhes permite fazer as manobras dos veículos pesados em segurança, salienta.

Já foram adiantadas várias datas para o arranque da obra, que não se verificaram, quando este é um trabalho “prioritário”, entende João Paulo Delgado.

Em reunião de câmara, Walter Chicharro, presidente da autarquia, informou que o período de audiência prévia, para ouvir as empresas que concorreram à construção da obra, está a terminar, pelo que em breve haverá condições para avançar com os trabalhos.

O socialista notou também que têm sido os camiões a “colocar pressão desmesurada” sobre esta e outras pontes do concelho.

Para melhorar a mobilidade em Valado dos Frades, também Regina Piedade, vereadora eleita pelo PS, com pasta do Trânsito, informou que está previsto que a Rua Carlos O`Neill (rua da junta da freguesia) passe a funcionar provisoriamente com dois sentidos.