Sociedade

Faleceu o padre Manuel Melquíades, sacerdote da Diocese de Leiria-Fátima

18 jul 2023 15:56

Natural da Bajouca, Leiria, o sacerdote tinha 86 anos e residia na Casa do Clero, em Fátima.

faleceu-o-padre-manuel-melquiades-sacerdote-da-diocese-de-leiria-fatima
Manuel Melquíades tinha 86 anos
Diocese de Leiria-Fátima

Manuel Melquíades, sacerdote natural de Bajouca, concelho de Leiria, faleceu esta segunda-feira, na Casa do Clero, em Fátima, onde residia As cerimónias fúnebres decorrerão amanhã, dia 19, na igreja paroquial da Bajouca, pelas 16 horas.

Ordenado em 1961 pelo bispo D. João Pereira Venâncio, Manuel Malquídes começou o exercício sacerdotal como co-adjutor na paróquia da Maceira, sendo sucessivamente pároco da Boa Vista (Leiria), Vermoil e Meirinhas (Pombal), São João e São Pedro, Alcaria e Pedreiras (Porto de Mós. Em 2001, regressou à Maceira, como pároco, seguindo-se depois Amor, também no concelho de Leiria.

O sacerdote foi ainda director do Internato Distrital de Leiria, professor de Educação Moral e Religiosa Católica e provedor da Confraria de Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria, entre outras funções.

Numa nota de pesar, a Diocese de Leiria-Fátima destaca a “sensibilidade musical e pastoral” do sacerdore, assim como a sua “bondade natural e generosidade no auxílio às aflições alheias”. “O padre Manuel Melquíades era uma pessoa culta, gostava de viajar e serviu o povo de Deus como um bom e zeloso pastor”, acrescenta aquela nota.