Sociedade
Faleceu o padre Elias Ferreira da Costa
O antigo pároco do Olival tinha 94 anos
Antigo pároco do Olival, em Ourém, padre Elias Ferreira da Costa faleceu ontem aos 94 anos.
Segundo comunicado da diocese de Leiria-Fátima, Elias Ferreira da Costa nasceu nos Cardosos, freguesia do Arrabal, em 1931 e ingressou no Seminário de Leiria em 1942 e concluiu os estudos em 1954, tendo sido ordenado em Julho desse mesmo ano.
Em Outubro de 1953, foi nomeado professor e prefeito do Seminário Menor, em Fátima, e dois anos mais tarde, assumiu a paroquialidade de Regueira de Pontes, em Leiria.
Em 1964, foi transferido para Alpedriz, pertencente ao concelho de Alcobaça, e acumulou a função na paróquia de Cós, da diocese de Lisboa.
Foi nomeado pároco de Carnide, concelho de Pombal, em 1971 e, um ano mais tarde, exerceu também na Bajouca.
Em 1976, foi nomeado assistente diocesano da Cáritas e tomou como prioridade a construção da Casa da Cáritas na Praia do Pedrógão, para proporcionar férias à beira-mar a crianças.
O padre Elias foi nomeado pároco dos Pousos em 1980, sendo transferido para a paróquia do Olival onde esteve de 1993 até à data de conclusão do seu serviço, em 2005.
Actualmente, residia na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde faleceu.
As cerimónias fúnebres, presididas pelo bispo D. José Ornelas, irão realizar-se na igreja paroquial do Arrabal, esta terça-feira, 11 de Novembro, às 14:30 horas.