Desporto

Faleceu Joaquim Marques, sócio número um e ex-presidente da União de Leiria

25 jul 2021 13:20

Sócio-fundador e antigo presidente da União Desportiva de Leiria, faleceu este domingo, aos 80 anos.

faleceu-joaquim-marques-socio-numero-um-e-ex-presidente-da-uniao-de-leiria

Sócio-fundador da União Desportiva de Leiria (UDL) e conhecido empresário na cidade, Joaquim Pereira Marques faleceu, este domingo, aos 80 anos.

Segundo fonte da família, estava internado há vários dias no Hospital de Santo André, na sequência de um enfarte, sucumbido esta madrugada.

Natural do Soutocico, freguesia do Arrabal, Joaquim Marques teve uma longa ligação ao clube que ajudou a criar, a 6 de Junho de 1966. Era actualmente o sócio número um.

Logo no ano seguinte à fundação da UDL, integrou o Conselho Técnico do clube, passando depois por várias direcções, chegando a liderar uma delas (1980-81).

Entre as diversas funções que desempenhou no clube estão as de vogal da Direcção (efectivo e suplente) entre 1968 e 1978, vice-presidente para a área desportiva (1979), presidente da Comissão Administrativa (1982), vogal do Conselho Fiscal (1987) e de vice-presidente para o património.

Profissionalmente, trabalhou sempre no sector do mobiliário. Em termos políticos, esteve ligado ao PSD, chegando a integrar os órgãos concelhios e distritais do partido.

Era irmão de Manuel Pereira Marques, conhecido comerciante da cidade que durante anos explorou o Bingo e o café do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e de Maria do Carmo Pereira Marques Constante da Rocha, que foi médica no Hospital de Santo André.

UDL "está mais pobre"

Numa nota de pesar, a UDL considera que o clube "está mais pobre".  Nesse comunicado, a instituição recorda que Joaquim Pereira Marques "dedicou grande parte da sua vida à União Desportiva de Leiria", pelo que "a sua memória ficará para sempre perpetuada na história" do clube. "Nesta hora de dor, a União Desportiva de Leiria junta-se solidariamente à família de Joaquim Pereira Marques e endereça-lhe as mais sentidas condolências. Até sempre, Joaquim Pereira Marques", pode ler-se naquela nota.