Sociedade

Faleceu a investigadora e arquivista Alda Sales Gonçalves

30 out 2021 12:15

Durante 47 anos, Alda Sales Gonçalves exerceu funções de arquivista no Arquivo Municipal de Leiria.

faleceu-a-investigadora-e-arquivista-alda-sales-goncalves
Em 2015, Alda Sales Gonçalves foi homenageada pelo Município de Leiria
CML

Investigadora, poeta e arquivista, Alda Sales Gonçalves, faleceu na madrugada deste sábado, à beira de completar 95 anos, que faria em Dezembro

Nascida no Sítio da Nazaré, frequentou o antigo Liceu Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, onde completou o 2.º ciclo, e fez o curso complementar de letras no Colégio Nossa Senhora de Fátima e no Externato D. Dinis.

Exerceu funções no Arquivo Municipal de Leiria desde 1949 até 1996, ano em que se aposentou.

Entre outras distinções, recebeu o Galardão Municipal da Câmara de Leiria em 1994 e a Medalha de Prata de Mérito de Serviços Relevantes pela mesma autarquia, atribuído em 1996.

Em Janeiro de 2015, foi homenageada pela câmara com a atribuição do seu nome à praceta entre as ruas Pedro Nunes e Tenente Aragão, junto ao Arquivo Distrital de Leiria.

Com essa homenagem, o município pretendeu "agradecer o trabalho de investigação e produção literária da autora, principalmente sobre as questões do património material e imaterial, com destaque para a heráldica, ao longo de três dezenas de anos".

Nesse mesmo dia, foi apresentado o livro “Os Leiríadas”, da autoria de Alda Sales Gonçalves, que reúne um conjunto de poemas e imagens alusivas a figuras de Leiria que a autora quis homenagear.

Alda Sales Gonçalves está representada na I Antologia de Poetas Lusófonos e vários dos seus poemas estão musicados. Um deles – “A Balada do Lis” – foi escolhido para Indicativo do Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria, tendo também sido gravado em disco pela Public – Art, Editora, em “Os Melhores Coros Amadores da Região Centro”.

O seu poema “A Lenda de Segovim” serviu de inspiração ao escultor Fernando Marques, já falecido, para desenhar o painel de 24 azulejos, intitulado “Cego Vim d'Amor”, que se encontra na sede da Junta de Freguesia de Amor.


(Notícia actualizada às 12:47 horas com a nota de pesar emitida pela Câmara de Leiria)

 

Município manifesta "profundo pesar"

O Município de Leiria lamenta "profundamente" o falecimento de Alda Sales Gonçalves. Numa nota enviada às redacções, a câmara destaca o "importante contributo" da investigadora para "o conhecimento da história de Leiria e para a preservação da nossa identidade como comunidade e registo para as gerações vindouras". Além do trabalho de investigação, a autarquia realça ainda os 47 anos que Alda Sales Gonçalves dedicou ao Arquivo Municipal de Leiria. "Pelo importante contributo dado à comunidade, o Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de Alda Sales e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos", pode ler-se naquela nota.