Abertura

“Fábrica Velha” fechou há 30 anos e ainda se faz o luto na Marinha Grande

3 nov 2022 14:19

A Fábrica-Escola Irmãos Stephens fechou há 30 anos, marcando o início do fim da indústria de vidro manual no concelho

fabrica-velha-fechou-ha-30-anos-e-ainda-se-faz-o-luto-na-marinha-grande
João Vicente, Isabel Constâncio, Júlio Pereira, Luís e Cristina Póvoa partilham vivências na fábrica
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

A data que a Organização das Nações Unidas destaca como Ano Internacional do Vidro é também a data em que se assinalam 30 anos após o fecho da Fábrica-Escola Irmãos Stephens (FEIS), acontecimento que, para muitos, correspondeu ao início do fim do fabrico manual do vidro na Marinha Grande.

Depois do encerramento da “Fábrica Velha”, à volta da qual toda a cidade começou a desenvolver-se, há mais de 250 anos, muitas portas de outras unidades, que também se dedicavam a esta forma de arte ancestral, viriam a fechar-se para sempre.

As indústrias de vidro de embalagem e de cristalaria automatizadas da Marinha Grande prosperam hoje, mas soprar e manusear o vidro de forma artesanal é um ofício que já poucos dominam.

O JORNAL DE LEIRIA foi ao encontro de quem, desde 1992, veste o luto pela FEIS, bem como dos poucos que, num mercado global e de feroz concorrência, ainda mantêm acesa a chama do vidro manual.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ