Sociedade

Exposição em Ourém dá a conhecer árvores nativas de Portugal

10 ago 2022 13:48

Mostra vai ficar patente no auditório do edifício dos Paços do Concelho de Ourém até final de Agosto. As protagonistas são 20 espécies de árvores.

exposicao-em-ourem-da-a-conhecer-arvores-nativas-de-portugal
Carvalho é um das espécies seleccionadas para fazer parte da exposição
DR

Do amieiro ao azevinho, passando pela azinheira, pelo carvalho e pelo medronheiro, entre outras. Ao todo, são 20 as espécies arbóreas autóctones que estarão em destaque na exposição "Árvores nativas de Portugal" que, a partir desta sexta-feira e até 31 de Agosto, ficará patente no auditório dos Paços de Concelho de Ourém.

A mostra, organizada pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade e pela câmara, pretende sensibilizar a população para "a importância da árvore num contexto de valorização paisagístico e produtivo" e do seu "papel no sistema climático".

A iniciativa visa ainda destacar a importância das árvores como "factor de sustentabilidade, de protecção do meio ambiente, na melhoria do nosso bem-estar e qualidade de vida", realça um comunicado daquela junta de freguesia.

As espécies escolhidas para fazer parte da exposição são o amieiro, azevinho, azinheira, carvalho-alvarinho, carvalho-cerquinho, carvalho-negral, castanheiro, choupo-branco, dragoeiro, freixo, lodão-bastardo, medronheiro, oliveira, pilriteiro, pinheiro-manso, salgueiro-branco, sobreiro, teixo, ulmeiro.

"As espécies seleccionadas mostram a riqueza da nossa vegetação, sendo que estas espécies, pertencentes a diferentes famílias de árvores, seriam predominantes no nosso território, caso não houvesse intervenção humana", pode ler-se na nota de apresentação da exposição.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 17 horas, de 12 a 31 de Agosto. Haverá também jogos e actividades pensadas para as crianças e jovens.