Viver

Exposição em Leiria mostra as vivências da cultura cigana

11 fev 2022 17:30

Com o objectivo de promover as tradições da comunidade e mostrar que esta “pretende a sua integração plena”

exposicao-em-leiria-mostra-as-vivencias-da-cultura-cigana
Redacção/Agência Lusa

Uma exposição fotográfica sobre vivências da cultura cigana é inaugurada em Leiria na segunda-feira com o objectivo de promover as tradições da comunidade e mostrar que esta “pretende a sua integração plena”, afirmou a vice-presidente da Câmara de Leiria.

Em Leiria, as relações com a comunidade cigana com a restante população “são semelhantes ao panorama nacional”, frisou Anabela Graça.

“Se, por um lado, temos [no país] discursos de ódio para uma comunidade de 40 mil pessoas, por outro temos pessoas que acreditam na inclusão e inclusivamente valorizam a sua cultura e as suas tradições”, notou a autarca, à agência Lusa.

No concelho, de forma a reforçar a integração social dessa minoria, o projeto Mediar para incluir, financiado pelo Alto Comissariado, tem desenvolvido um plano de actividades na área da educação, saúde, cidadania, habitação e cultura.

“Pretende-se trabalhar com a comunidade cigana, numa perspetiva de inclusão e de envolvimento, com total respeito pela sua cultura e tradições”, descreveu a vice-presidente, reconhecendo que “há muito trabalho a fazer” em algumas áreas.

Nesse aspecto, a acção da mediadora municipal cigana tem-se revelado importante, enquanto “facilitadora para diluir conflitos, promover a inclusão e dar a conhecer uma comunidade que tem sido objecto de discursos negativos”.

A exposição No amor não há culturas constitui mais um passo para “potenciar a cultura cigana como factor promotor de integração”, já que as imagens retratam a vivência da comunidade através da dança e da música, “tradições muito fortes”. 

“A mensagem que é essencial passar é a de que a comunidade cigana pretende a sua integração plena e as gerações mais novas têm tido um papel importante”, sublinhou Anabela Graça.

No amor não há culturas é inaugurada na segunda-feira, às 18 horas, com momento de música e dança no Centro Cívico de Leiria. A exposição fica patente até dia 28 na Galeria Manuel Artur Santos, no Mercado de Santana, em Leiria.