Viver

Exposição de Alfredo Cunha, um dos fotógrafos do 25 de Abril, em Leiria a partir de hoje

4 abr 2024 10:27

Diferentes momentos do dia que em 1974 mudou Portugal para ver na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

exposicao-de-alfredo-cunha-um-dos-fotografos-do-25-de-abril-em-leiria-a-partir-de-hoje
Em 2019, a Feira do Livro de Leiria também recebeu, no Mercado de Sant'ana, uma exposição com fotografias de Alfredo Cunha, à época para assinalar os 45 anos da Revolução dos Cravos
CML

É inaugurada esta quinta-feira, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, a exposição 25 de Abril – 50 Anos, de Alfredo Cunha, fotojornalista que captou em Lisboa os principais momentos do golpe militar de 1974, com 20 anos de idade, em serviço para o jornal O Século, incluindo a icónica fotografia de Salgueiro Maia no Largo do Carmo.

A exposição pode ser vista na BMALV até 29 de Abril e insere-se no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril a decorrer no concelho de Leiria.

As fotografias que o então jovem fotojornalista captou retratam as colunas militares nos pontos-chave, tendo algumas ficado para a história”, sublinha o Município de Leiria.

Alfredo Cunha nasceu em Celorico da Beira, em 1953. Em 1970, iniciou a sua carreira profissional em fotografia e, em 1971, entrou no jornal Notícias da Amadora. Desde então, tem colaborado com muitas publicações, como O Século, o Público ou o Jornal de Notícias, tendo exercido em algumas o cargo de editor de fotografia.

Foi fotógrafo oficial dos presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, recebendo a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique em 1995.

É autor das famosas séries fotográficas dedicadas ao 25 de Abril de 1974 e à descolonização portuguesa, entre outras”, pode ler-se na nota divulgada pela autarquia.

Publicou dezenas de livros de fotografia e apresentou dezenas de exposições, tendo recebido vários prémios e distinções pelo seu trabalho.