Covid-19

Exposalão prepara-se para acolher vacinação contra a Covid-19

21 dez 2020 18:55

O Município da Batalha está a preparar o centro de exposições

exposalao-prepara-se-para-acolher-vacinacao-contra-a-covid-19
Exposalão, na Batalha
DR

O Município da Batalha está a preparar a Exposalão, Centro de Exposições na Batalha, para se dedicar à vacinação da Covid-19, para responder à segunda e terceira fases do Plano de Vacinação que foi apresentado pelo Governo no passado dia 3 de Dezembro, anuncia a Autarquia.

Em causa está um plano que projecta a vacinação de pessoas com mais de 65 anos e cerca de 900 mil com patologias associadas, seguindo-se a restante população.

Em ofícios dirigidos à Ministra da Saúde e ao Ministro da Administração Interna, a autarquia preconiza a instalação de um centro regional de vacinação no Centro de Exposições da Batalha, "um espaço amplo e acessível, que se encontra implantado numa área total de 120 mil metros quadrados e inclui uma área coberta de 16 mil metros quadrados, distribuída por três pavilhões, uma zona de multiusos, um auditório e áreas de apoio (WC’s, gabinete médicos e salas de espera), estando ainda servida com um parque de estacionamento para cerca de mil viaturas".

O Centro de Exposições da Batalha "dispõe ainda de excelentes acessos e capacidade própria de montagem de divisórias, condições de recepção para atendimento de utentes e mecanismos de gestão de filas que asseguram o distanciamento em processos de espera no atendimento".

Para o efeito, tratando-se um espaço privado, a Câmara Municipal já assegurou um acordo de disponibilidade imediata para utilização daquelas infra-estruturas para instalação de um Centro de Vacinação da Covid-19, salienta a Autarquia.

O autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, defende que “os municípios têm um papel importante no apoio logístico à tarefa nacional de administração da vacina da Covid-19, pelo que a Autarquia da Batalha se encontra preparada para contribuir para a rápida implementação e disseminação junto da população da vacina da Covid-19”.