Economia

Exportações nacionais de moldes com quebra de 13% no ano passado

6 jun 2022 09:00

Mais de 80% da produção vai para fora, Europa é principal destino

exportacoes-nacionais-de-moldes-com-quebra-de-13percent-no-ano-passado
Existem perto de 500 empresas, nas regiões de Leiria/Marinha Grande e de Oliveira de Azeméis
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

As exportações da indústria portuguesa de moldes ascenderam no ano passado a cerca de 492 milhões de euros, menos 13% do que em 2020, quando somaram 566 milhões.

Os dados constam do Report’22, relatório anual da associação Cefamol, que estima em 579 milhões de euros o valor total de produção, “demonstrando, num ano influenciado negativamente pelos efeitos da pandemia a nível mundial, a resiliência portuguesa e a elevada capacidade de adaptação às necessidades, cada vez mais exigentes, dos clientes e à evolução dos mercados e das tecnologias”.

Segundo o relatório, “apesar da ligeira contracção do saldo da balança comercial (356 milhões de euros, menos 13% do que em 2020), repercussão dos efeitos da pandemia de Covid-19 na economia mundial, mantém-se a forte vocação exportadora do sector e a evolução positiva registada ao longo da última década. Este panorama vê-se reforçado pela ampliação dos mercados de destino da sua produção”.

E que mercados são? Em 2021, a Europa e a América do Norte foram os principais destinos das exportações nacionais de moldes. Na Europa, Alemanha (18%), Espanha (15%), França (14%), República Checa (7%) e Polónia (6%) absorvem o grosso das vendas. Os Estados Unidos subiram quatro posições, ocupando agora o sexto lugar de destino das exportações (5%).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ