Sociedade

Evacuação e treino em suporte básico de vida na Marinha Grande

21 fev 2024 12:26

Semana da Protecção Civil decorre entre 1 e 9 de Março

evacuacao-e-treino-em-suporte-basico-de-vida-na-marinha-grande
Protecção civil dá a conhecer o seu trabalho e alerta comunidade para cuidados a ter com a segurança
Ricardo Graça/Arquivo

O Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil da Região de Leiria vai organizar, em Março, a Semana da Protecção Civil para sensibilizar a população para esta temática, com várias actividades no concelho da Marinha Grande.

Com um programa diversificado, compreendidas entre os dias 1 e 9 de Março, estão agendadas iniciativas como um exercício de evacuação de aglomerado urbano ao abrigo do projecto Aldeia Segura & Pessoas Seguras, um mass training em suporte básico de vida e acções de sensibilização segurança contra incêndios em edifícios de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e em edifícios desportivos, lazer, associações e colectividades.

Do programa fazem parte ainda uma exposição e demonstração de meios e equipamentos de agentes de protecção civil, e workshops técnicos de Planeamento de Emergência, Condução fora de estrada para veículos ligeiros e Procedimentos de actuação em acidentes com aeronaves militares.

De referir ainda as acções de sensibilização Segurança Sénior, Prevenção de Riscos em Casa e na Rua e Busca e resgate em espaços confinados.

No dia 8 de Março está agendada a conferência A Prevenção e a Gestão Florestal e o exercício LIVEX de incêndio urbano, seguido de acidente rodoviário na cidade da Marinha Grande.