Sociedade

ETP de Sicó lidera no concurso "Academia Ponto Verde", entre as escolas do distrito

9 mar 2021 12:24

Escola de Avelar, em Ansião, assume lugar de destaque

etp-de-sico-lidera-no-concurso-academia-ponto-verde-entre-as-escolas-do-distrito
Concurso mantém-se, apesar de as crianças se encontrarem em confinamento
DR

A Escola Tecnológica e Profissional (ETP) de Sicó, em Avelar, no concelho de Ansião, é, até ao momento, a escola mais pontuada do distrito de Leiria no concurso Academia Ponto Verde (APV), a decorrer até ao final do ano lectivo.

Em comunicado, os promotores do concurso informam que, entre a totalidade das escolas inscritas no concurso APV, foram recolhidas até à data mais de 11,5 toneladas de embalagens, num dos vários desafios propostos para incentivar as boas práticas de reciclagem.

A edição actual do concurso desenvolvido pela Sociedade Ponto Verde conta com a inscrição de 229 escolas, num total de 123 mil alunos dedicados à missão de reciclar mais e melhor.

Um dos desafios da APV é um Plano de Acção para aumentar a meta da reciclagem da escola, no qual, mensalmente, as escolas devem fazer a separação das embalagens relativas ao ecoponto amarelo, utilizando os sacos disponibilizados no Kit aquando da inscrição, que posteriormente são recolhidas e contabilizadas num ranking de reciclagem.

"Lançado no início deste ano lectivo, em Setembro de 2020, o concurso continua a trazer passatempos interactivos e desafios criativos aos alunos, mesmo em período de confinamento, adaptando-se à realidade de ensino à distância, e continuará a fazê-lo até ao final do ano lectivo", faz saber o comunicado.

"É disso exemplo o live feito com o músico Murta, embaixador deste concurso e que através das suas redes tem interagido com a comunidade escolar, desafiando-os para uma maior consciência ambiental", prossegue.

“Num ano bastante desafiante para toda a comunidade escolar, os números referentes à quantidade de embalagens recolhidas nas escolas são bastante animadores e a pandemia não parece abrandar a motivação e o empenho das escolas em reciclar mais e melhor. A SPV continua a desenvolver várias provas que permitam despertar o interesse dos alunos em continuar a participar neste concurso que se mantém activo e a correr bastante bem”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde. 

"Admiramos a capacidade de adaptação das escolas em dar resposta a este que é o maior desafio de todos: continuar a promover a reciclagem a partir de casa, apesar dos actuais constrangimentos. No final do dia, queremos que as crianças e os jovens continuem a partilhar junto da sua família e amigos os conhecimentos e as boas práticas que adquiriram neste concurso”, aponta Ana Isabel Trigo Morais.