Viver

Estudo de hotel de cinco estrelas no mosteiro de Alcobaça entregue até sexta-feira na Direcção-Geral do Património

9 fev 2016 00:00

Visita de João Soares serviu também para pedido de apoio ao Amrazém das Artes e para entrega de pedido de classificação a monumento nacional do mosteiro de Cós

estudo-de-hotel-de-cinco-estrelas-no-mosteiro-de-alcobaca-entregue-ate-sexta-feira-na-direccao-geral-do-patrimonio-3024

O estudo prévio para a construção de um hotel no Mosteiro de Alcobaça deverá ser apresentado até ao final desta semana na Direcção-Geral do Património.  

O anúncio foi feito ontem, segunda-feira, dia 8, ao final da tarde, durante uma visita do ministro da Cultura, João Soares, ao monumento património da Humanidade, pelo presidente da Câmara de Alcobaça.  

Paulo Inácio adiantou que aquele entidade deverá, depois submeter o documento que prevê a criação da infra-estrutura hoteleira de cinco estrelas, no claustro do Rachadouro – um dos espaços desocupados do mosteiro -, ao Tribunal de Contas.  

“A concessão será por 50 anos ao Grupo Visabeira”, afirmou o autarca.  O concurso lançado em Maio de 2015 teve como único concorrente este grupo empresarial, que ali pretende instalar um hotel desenhado pelo arquitecto Souto Moura, que esteve também presente na visita, e com um investimento superior a 15 milhões de euros. 

O projecto conta com 80 quartos, SPA, um espaço comercial e um jardim parcialmente aberto à população. 

Antes da visita ao mosteiro, João Soares passou pelo Museu do Vinho. O ministro passou ainda pelo mosteiro de Cós, onde o presidente da Câmara lhe entregou uma pasta com documentação relativa à candidatura daquele espaço a Monumento Nacional. O mosteiro de Cós está classificado Imóvel de Interesse Nacional.

Segundo o semanário Região de Cister, João Soares manifestou ainda apoio à reabertura do Armazém das Artes, mostrando-se disponível para ajudar a fundação criada pelo escultor José Aurélio "sem qualquer tipo de embaraço burocrático".