Viver

Estudante do Politécnico de Leiria premiada em Espanha

6 dez 2021 14:11

A cartografia de uma cidade imaginada, de uma aluna da ESAD.CR, convenceu o júri do Festival Internacional de Gravação e Arte sobre Papel de Bilbau

estudante-do-politecnico-de-leiria-premiada-em-espanha
Ana Rita Manique é mestranda em Design de Produto
Politécnico de Leiria

Com o projecto Imagined Cities, Ana Rita Manique, estudante do Politécnico de Leiria, foi uma das premiadas na oitava edição do espaço Cubos das Tentações, do Festival Internacional de Gravação e Arte sobre Papel de Bilbau (FIG Bilbau), em Espanha, que a habilita a realizar uma residência artística na Fundação CIEC – Centro Internacional da Estampa Contemporânea de Betanzos, na Corunha.

Ana Rita Manique é mestranda em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria.

Realizada no Palácio Euskalduna de Bilbau, o FIG Bilbau decorreu entre os dias 25 e 28 de Novembro.

Imagined Cities mostra, através da impressão em serigrafia, a cartografia de uma cidade imaginada, que ainda não existe. A partir do desenho e da fotografia, as imagens ligam-se a um pensamento multidisciplinar que incide sobre o urbanismo, o design e a arte. Assim, de forma utópica, as impressões procuram activar uma cidade ainda por criar”, refere uma nota divulgada pelo Politécnico de Leiria.

Estar presente no FIG Bilbau, a apresentar o meu trabalho de gravura e a representar a ESAD.CR e o Politécnico de Leiria, foi uma enorme honra e excelente oportunidade para expor o meu trabalho. Foi um projecto ambicioso desde o início. Desenvolvi este trabalho com o intuito de quebrar as dimensões físicas do cubo de madeira, convidando o espectador a imaginar um outro lugar, com novas cartografias. Em simultâneo é algo poético e pessoal com imagens de locais e coordenadas de sítios que me são próximos”, descreve Ana Rita Manique, citada no mesmo comunicado.

O espaço Cubos das Tentações pretende dar visibilidade, apoiar, difundir e potenciar as práticas artísticas emergentes.

Além da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, participou ainda no evento a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Os projectos premiados foram avaliados por um júri especializado, com base nos critérios de qualidade, formato e projecção.