Desporto

“Estou mesmo feliz, não consigo acreditar": comunidade BMX oferece bicicleta a atleta ucraniano

12 mai 2022 14:30

Andriy tem 18 anos, está a viver nas Caldas da Rainha desde que fugiu da guerra e até ontem praticava com bicicletas emprestadas

Patrícia Carreira Gonçalves

No início do mês demos a conhecer a história que mobilizou a comunidade do BMX na construção de uma bicicleta com peças doadas para um jovem refugiado ucraniano que tem mantido a paixão pela modalidade com material emprestado, nas Caldas da Rainha.

Duas semanas depois, o mentor da iniciativa Luís Boal, de Porto de Mós, voltou ao skateparque onde a história começou, mas desta vez com duas bicicletas na mão.

“Esta é para ti”, anunciou depois de um abraço que cumpriu o desejo de colocar um sorriso no rosto do jovem. "Estou mesmo feliz, não consigo acreditar, isto é incrível”, reagiu imediatamente Andriy sem tirar os olhos da prenda construída com peças oferecidas por praticantes e empresas de vários pontos do País. 

Com 18 anos, o atleta ucraniano garante que nunca vai esquecer esta surpresa e mostra-se feliz por poder seguir o sonho de uma vida.

"Faço BMX há seis anos. A primeira vez que vi praticantes a saltar com a bicicleta tive o sonho e quis muito aprender a fazer esses truques", conta ao JORNAL DE LEIRIA sobre os tempos em que "foi difícil aprender". Mas nunca desistiu e o sonho só foi interrompido com a invasão russa no seu país, de onde fugiu com a mãe para o distrito de Leiria.

"A minha bicicleta ficou na Ucrânia porque não podia trazê-la comigo, escapámos da guerra e levámos apenas o essencial", lamenta quem desde então, e até ontem, treinava apenas quando alguém lhe emprestava bicicletas no skateparque.  

"Fiquei chocado, é um presente incrível para mim", confidencia sobre a nova bicicleta com a qual pode "viver o sonho" o resto da sua vida. 

"Para ser honesto, eu amo Portugal e sempre sonhei em viver perto do oceano por isso talvez fique aqui e espero que no fim da guerra o meu pai venha para cá", conclui sobre os planos para o futuro.

Bicicleta construída com peças de todos quer dar asas ao sonho de um ucraniano: leia o início desta história.