Viver

Esteve preso pelo ataque à academia Sporting e agora dá voz ao movimento hip hop em Pombal

22 out 2020 09:28

Gu.Ta lança EP de estreia com rimas escritas durante o tempo na cadeia e junta-se a um fenómeno onde também se incluem os projectos Skilla Benema, Pulla, Stanis e MSTM

esteve-preso-pelo-ataque-a-academia-sporting-e-agora-da-voz-ao-movimento-hip-hop-em-pombal
Gu.Ta. e a imagem escolhida para capa do álbum
pluma_pt

Na globalização, nada se perde e tudo se transforma. Das margens do rio Hudson para as margens do rio Arunca, a cultura inventada no ambiente urbano dos bairros de Nova Iorque está a enfeitiçar novas gerações nas ruas de Pombal.

A coroação do hip hop avança por entre as rugas do rock e Pombal rende-se às rimas e batidas com nomes como Skilla Benema, Pulla, Stanis, MSTM e, mais recentemente, Gu.Ta, um ex-militante da Juve Leo que se tornou rapper depois de ser condenado pelo ataque à academia Sporting em Alcochete.

O primeiro EP de Gustavo Tavares, nome de guerra Gu.Ta, baseia-se em letras escritas atrás das grades e tem raízes no embate com a Justiça e com o sistema.

As referências à cadeia prolongam-se no título do single inaugural (22, os meses privado de liberdade) e do próprio álbum (148, o número de recluso) que ao longo de 21 minutos viaja por diferentes subgéneros do hip hop, incluindo o gangsta rap, graças à colaboração de produtores como Bambino, Orato e Xeg, entre outros.

Em 22, com produção de TRNR, Gu.Ta dispara sobre a chegada à esquadra, a preocupação da mãe, o choro da namorada e a decisão na sala de audiências. E sentencia: “A cana faz de ti um homem quer tu queiras quer não, é bem diferente das séries que dão na televisão, agarrados ao cavalo a arranjar confusão, mas eu tava com o boss era tudo à patrão”. Mais de sete mil visualizações no YouTube desde o lançamento no passado dia 15 de Maio, exactamente dois anos após a detenção de Gustavo Tavares na sequência da invasão ao complexo de treinos do Sporting.

“Durante a reclusão escrevi muita coisa”, conta ao JORNAL DE LEIRIA. “Para ocup

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ