Economia

EST de Leiria participa em iniciativa nomeada para prémio europeu de inovação 4.0

12 nov 2020 12:16

Empresa realizou todo o trabalho de electricidade e automação da Sonae Arauco

est-de-leiria-participa-em-iniciativa-nomeada-para-premio-europeu-de-inovacao-40
Sala de controlo da Sonae Arauco montada pela EST
Saonae Arauco
Jacinto Silva Duro

O projecto Zero Defects 4.0, implantado na Sonae Arauco, empresa de produção de painéis derivados de madeira do Grupo Sonae, foi nomeado para os European Institute of Innovation & Technology (EIT) 2020, prémios na categoria de Inovação. 

Este é um investimento de milhões de euros onde todo o trabalho de electricidade e automação foi concretizado pelo Grupo EST, Electricidade, Instrumentação e Automação Industrial, de Leiria.

“Após o incêndio de 2017, onde esta fábrica, em Oliveira do Hospital, ardeu quase por completo, a Sonae pediu-nos, na mesma semana do fogo, que os ajudássemos e colocaram-se nas nossas mãos”, recorda o presidente do Conselho de Administração da EST, Mário Rodrigues.

Com o envolvimento de praticamente todos os departamentos da EST, num projecto liderado por Cláudio Costa, a empresa de Leiria retirou-se de uma obra na Suécia para acudir à Sonae Arauco. 

A aposta passou a ser o desenvolvimento de uma solução que permitisse manufacturar produtos e serviços com impacto significativo para um futuro sustentável. O desafio levou ao desenvolvimento, através do projecto Zero Defects 4.0, de sistemas avançados de an&aa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ