Viver

Espectáculos gratuitos na Igreja da Misericórdia, em Leiria, com música medieval, árabe e israelita

8 mar 2023 08:45

O novo ciclo de concertos Diálogos decorre até Dezembro

espectaculos-gratuitos-na-igreja-da-misericordia-em-leiria-com-musica-medieval-arabe-e-israelita
O Centro de Diálogo Intercultural de Leiria vai receber artistas de várias latitudes
Ricardo Graça

O quarteto constituído por Eduardo Paniagua, Luis Antonio Muñoz, Cesar Carazo e Wafir Sheik apresenta no próximo dia 19 de Março, pelas 19 horas, Estrella del Mar – Ave Maris Stella, com música de tradição medieval que tem como tema o hino Ave Maris Stella nas Cantigas de Santa Maria, de Afonso X, O Sábio, considerado um dos hinos litúrgicos marianos mais cantados e difundidos na Idade Média.

O espectáculo insere-se no ciclo de concertos Diálogos, a decorrer até Dezembro no CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, na Igreja da Misericórdia.

A iniciativa arrancou a 26 de Fevereiro, com a apresentação ao vivo do projecto Ahlamu Zahar | Sueños de Azahar, no âmbito do XXIII Festival de Música Al-Mutamid, que levou o público presente no CDIL através de uma viagem sonora à época cultural e artística do chamado Al-Andalus.

O ciclo de concertos prossegue em Julho, dia 30, também às 19 horas, com um espectáculo integrado nas comemorações do 6.º Aniversário do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria: Melodias de Al-Sharq Wa Al-Gharb, pelo Abu Tammam Ensemble, um grupo composto por Alexánder Pewló (alaúde árabe, rubab, tambur e santur), Salah Sabbagh (percussões árabes), Houssam Hammoumi (nay e alaúde árabe) e Alba Morales (dança oriental), que promete um trajecto musical desde Al-Sharq (Oriente) até ao Califado de Córdova (Al-Gharb – Ocidente), acompanhado por duas danças emblemáticas do mundo árabe: o giro espiritual sufi e a dança tanora.

Nascida em Israel, e uma das únicas artistas do mundo a escrever e compor em ladino, língua ameaçada de extinção, a cantora Nani Noam Vazana encerra este ciclo de concertos no dia 17 de Dezembro, novamente às 19 horas, com Doze Canções de Natal.

Na nota de divulgação, o Município de Leiria explica que este ciclo de concertos “contempla artistas internacionais cuja linguagem e reportório se adequam à missão de diálogo e interculturalidade do espaço onde decorrem” e pretendem “fomentar a diversificação de ofertas culturais com projectos musicais de reconhecida qualidade”.

Todos os concertos acontecem na Igreja da Misericórdia e as entradas serão gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia para cdil@cm-leiria.pt ou através do telefone 244 839 677.