Viver

Especialistas de vários países em Leiria a debater música para banda

18 dez 2023 11:23

A festa dos 150 anos da SAMP prossegue esta semana com uma conferência internacional em que participam maestros de quatro continentes

especialistas-de-varios-paises-em-leiria-a-debater-musica-para-banda
Banda Sinfónica da PSP vai a palco no TJLS
Luís Carmo

A abertura (terça-feira, 19 de Dezembro) está a cargo de Bruno Madureira (Portugal) e Dario Sotelo (Brasil) e até quinta-feira estão também anunciados convidados da Austrália, Reino Unido, Suíça, Espanha, China e Estados Unidos.

A conferência “150 anos de música para banda – Uma perspectiva internacional” traz a Leiria especialistas de vários países, que vão reunir-se no Auditório Barão de Viamonte, na sede da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos.

A iniciativa, com sessões sempre às 21 horas, faz parte do programa de comemorações dos 150 anos da SAMP, ao longo deste mês de Dezembro.

A banda filarmónica é “a pedra basilar” da SAMP, reconhece a instituição, numa nota de divulgação.

“As bandas filarmónicas são um património cultural que encontramos por todo o mundo e nesse sentido a SAMP quis dar um contexto mais abrangente as estas celebrações, colocando esses 150 anos de divulgação e criação de música para sopros lado a lado com o que acontece no contexto internacional”, pode ler-se no texto partilhado online.

“Para esse efeito foram convidados maestros de mérito reconhecido, oriundos de vários países e continentes, os quais irão partilhar a tradição das bandas nos seus países, nestes últimos 150 anos”, adianta a SAMP.

A conferência encerra no dia 22 de Dezembro, com um concerto no Teatro José Lúcio da Silva, também em Leiria, pela Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, dirigida por todos os maestros convidados através de um programa preenchido por obras de cada um dos países representados.