Sociedade

Escolas UAARE: de olhos postos no sucesso escolar e desportivo dos alunos de alta-competição

12 set 2023 09:00

Das mais de 20 Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, duas situam-se em Leiria e nas Caldas da Rainha, onde os resultados dos alunos-atletas revelam que é possível conciliar a escola e o desporto com sucesso

escolas-uaare-de-olhos-postos-no-sucesso-escolar-e-desportivo-dos-alunos-de-alta-competicao
Nas UAARE existe uma sala onde é assegurado um acompanhamento personalizado a cada aluno-atleta
Ricardo Graça/Arquivo

Têm a missão de assegurar uma articulação eficaz entre os alunos, professores, encarregados de educação, clubes, treinadores e federações desportivas, para permitir aos alunos-atletas conciliar, com sucesso, a actividade escolar com a prática desportiva. Falamos das escolas UAARE - Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, que actuam em três domínios: gestão escolar, gestão desportiva e saúde e bem-estar.

Iniciadas em 2016/2017 como um projecto-piloto, chegaram ao distrito de Leiria em 2018/2019. Primeiro no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), nas Caldas da Rainha, e no ano seguinte em Leiria, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV).

O programa destina-se a alunos com estatuto de alto rendimento, alunos integrados em selecções nacionais ou alunos que tenham um alto potencial desportivo, sendo que em ambas as instituições do distrito são apoiados alunos do 7.º ao 12.º anos.

Só na ESALV estão integrados mais de 30 alunos-atletas, a maioria do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez. Mas não só. Ténis, natação e andebol são outras das modalidades pratic

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ