Sociedade

Escola Secundária Pinhal do Rei precisa de obras superiores a 8 milhões de euros

29 fev 2024 09:00

Construído há quase 40 anos, o estabelecimento, na Marinha Grande, nunca foi alvo de requalificação

escola-secundaria-pinhal-do-rei-precisa-de-obras-superiores-a-8-milhoes-de-euros
Localizada na Boavista, escola foi construída em 1987
CMMG

A Câmara da Marinha Grande aprovou um estudo prévio para a requalificação da Escola Secundária Pinhal do Rei, da Boavista. Construída em 1987, sem nunca ter sido alvo de requalificação, as obras a realizar nesta escola representarão um investimento superior a 8 milhões de euros, estima o município.

“Com a Transferência de Competências que o Governo passou para as autarquias, esta escola ficou agora da responsabilidade da câmara, sem que tenha vindo o devido envelope financeiro para a sua requalificação”, salienta o município.

“O estudo agora desenvolvido foi elaborado no âmbito do PRR, ao qual o município tenciona candidatar-se, e tem como objectivos corrigir os problemas de construção existentes; melhorar as condições de adaptabilidade, segurança, acessibilidade e conforto; reformular os espaços, tornando-os acessíveis e inclusivos para pessoas portadoras de mobilidade condicionada; reabilitar as instalações escolares, promovendo a sua modernização, de forma a dar resposta aos desafios que actualmente se colocam à escola, garantindo condições para o sucesso de ensino e aprendizagem”, prossegue a câmara.

“Está considerado em todos os edifícios a substituição da caixilharia exterior, substituição das coberturas, aplicação de isolamento pelo exterior, construção de acessibilidades, substituição das redes das infra-estruturas e luminárias, requalificação de todas as instalações sanitárias e sua adaptação para pessoas com mobilidade reduzida”, refere também.