Viver

Escola de Jazz de Leiria, concretizado sonho de anos para criar ensino jazzístico de eleição

27 jul 2023 11:00

Primeiro passo para criar um local de estudo alternativo a Lisboa e Porto

escola-de-jazz-de-leiria-concretizado-sonho-de-anos-para-criar-ensino-jazzistico-de-eleicao
Escola de Jazz de Leiria resulta de um trabalho paciente de criação de gosto e sensibilidade para o estilo musical
Fotografia: Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

A recém-criada Escola de Jazz de Leiria (EJL) é a materialização de um sonho antigo de César Cardoso, o homem da batuta à frente da Orquestra Jazz de Leiria (OJL).

A partir do final de Setembro, o Centro Cívico de Leiria acolherá os alunos e professores que, ali se entregarão a aulas de voz, saxofone, trompete, trombone, vibrafone, piano, guitarra contrabaixo, baixo eléctrico e bateria, entre outros instrumentos.

César Cardoso, que é também o director-pedagógico da EJL, explica que a idade mínima para novos alunos é de 15 anos, uma vez que jovens com idade inferior requerem “um trabalho pedagógico diferente”, quando se trata de jazz.

“Uma pessoa com 15 anos tem mais facilidade de assimilar o género jazzístico”, sublinha.

Preferencialmente, os docentes, que também são músicos da Orquestra de Jazz de Leiria, a quem se junta Cláudia Franco, para o ensino de voz, gostariam de ter como estudantes pessoas com alguma experiência musical.

Mas não é uma condição obrigatória e mesmo sem formação prévia, quem sempre teve a paixão por este estilo musical poderá matricular-se.

O Plano de Estudos do curso, inspirado no funcionamento do Hot Club, de Lisboa, tem uma duração de quatro anos, ao longo dos quais, além das aulas em cinco disciplinas – Instrumento, Combo, Teoria, Treino Auditivo e História do Jazz – haverá avaliações regulares, recitais e convites para participar em jam sessions.

O curso funciona por semestres, tendo cada ano um semestre ímpar e um semestre par. Há ainda duas possibilidades de matrícula no curso regular, a completa, que inclui todas as disciplinas do plano curricular, e a prática que inclui apenas as disciplinas de instrumento e combo.

No último ano, a estrutura pedagógica prevê aulas de composição e de arranjo.

“Cada disciplina terá aulas com a duração de uma hora, à excepção da aula de Combo, que será de duas horas”, explica César Cardoso.

Existe ainda a possibilidade de fazer um curso livre, com um plano curricular de nido e aulas individuais de uma hora por semana, para o aperfeiçoamento da técnica e linguagem no instrumento.

Os interessados podem fiicar a saber como se inscrever e tirar dúvidas na página de Facebook da Associação Jazz de Leiria.

Alternativa a Lisboa e Porto no Jazz

A nova escola para os “amantes de jazz que nunca tiveram oportunidade de o estudar”, dissemo-lo anteriormente, nasceu de um sonho com pergaminhos de César Cardoso, que contagiou e fez navegar os companheiros da OJL nesta aventura.

“É um projecto que, durante anos, encalhou ou na falta de um espaço para dar aulas, ou falta na disponibilidade, ou na ausência de divulgação do jazz em Leiria”, conta.

Mas os obstáculos foram sendo ultrapassados e, por fim, os 12 anos de trabalho da Orquestra Jazz de Leiria, de concertos únicos no Teatro José Lúcio da Silva, com algumas das melhores vozes nacionais, de jam sessions, as oito edições do festival de jazz da OJL e outros espectáculos, criaram um forte interesse na disciplina.

Por fim, a autarquia e o seu pelouro da Cultura ajudaram a dobrar o último cabo, ao disponibilizar duas salas na zona histórica da cidade.

“Conheço vários alunos de jazz, naturais de Leiria, que, hoje, estão a estudar em Lisboa, no Porto e no estrangeiro, que o descobriram pelas nossas jam sessions.

Acredito que a EJL será o primeiro passo para que, no futuro, se possa criar uma alternativa a Lisboa e Porto, nesta área”, acredita César Cardoso.

O líder da OJL, natural de Calvaria de Cima, Porto de Mós, é, actualmente, docente na licenciatura de Jazz, na Universidade de Évora, estabelecimento de ensino superior onde concluiu há poucos dias um doutoramento em Música e Musicologia, com uma abordagem à obra do saxofonista norte-americano Joe Henderson.

Antes disso, foi docente no Hot Club de Lisboa e coordenador da Oficina de Introdução ao Jazz.