Sociedade

Escola Básica de Castanheira de Pera será requalificada num investimento de 3,5 milhões de euros

24 set 2023 11:00

A obra consistirá na requalificação de todo o edificado, no interior e no exterior da escola

escola-basica-de-castanheira-de-pera-sera-requalificada-num-investimento-de-35-milhoes-de-euros
Obra inclui intervenção nos blocos A e B e no pavilhão gimnodesportivo
Agrupamento de Escolas

A Escola Básica Dr. Bissaya Barreto, em Castanheira de Pera, será alvo de uma reabilitação em todo o edificado, com vista a melhorar as condições a alunos, professores e funcionários.

A obra consistirá na requalificação de todo o edificado, no interior e no exterior da escola, num investimento de 3,5 milhões de euros por parte do município.

No interior, a intervenção visa melhorar a componente térmica dos blocos A e B, estando contemplada a colocação de isolamento, a substituição de caixilharia, das coberturas, da iluminação interior de todos os edifícios assente em sistemas LED, do sistema de arrefecimento e aquecimento de todos os espaços e a garantia de mobilidade nos blocos A e B através da construção de um elevador.

A nível exterior, está contemplada a requalificação do campo de jogos e a ligação entre os blocos A e B, bem como destes ao pavilhão gimnodesportivo.

O pavilhão gimnodesportivo será ainda alvo de uma intervenção profunda, na qual se destaca a substituição de cobertura, a substituição da iluminação existente por sistemas LED, a aplicação de revestimento de fachadas, a ampliação dos balneários e a melhoria de toda a área desportiva.

A escola está identificada como prioritária no âmbito do Acordo Sectorial de Compromisso entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, e o financiamento da intervenção será garantido através do aviso que contempla o desenvolvimento das infra-estruturas de formação e ensino, cujo processo de candidatura já foi submetido.