Economia

Escassez e preços do isco impedem embarcações de sair para a faina

1 mar 2022 09:30

A falta de isco, e a consequente subida de preços, está a impedir as embarcações de Peniche e da Nazaré que se dedicam à pesca do palangre de fundo de se fazerem ao mar

escassez-e-precos-do-isco-impedem-embarcacoes-de-sair-para-a-faina
Saída para o mar tem estado condicionada pela falta de isco
DR
Raquel de Sousa Silva

Os segmentos da pesca artesanal que dependem de isco para operar estão a atravessar dificuldades devido à escassez deste produto, cujo preço também tem subido.

A este cenário juntam-se os elevados custos dos combustíveis, agravando a situação do sector.

A falta de isco afecta particularmente as embarcações que se dedicam à pesca do palangre de fundo (aparelhos de linhas e anzóis), que capturam espécies como peixe espada preto, goraz, cherne, ou congro, entre outras.

Mas também as embarcações de pesca local e costeira que utilizam armadilhas gaiola para a captura do polvo e de outras espécies se deparam com a “difícil contingência de não haver isco para seguirem para a faina”.

A situação deve-se à “paragem prolongada” da frota de cerco, que captura pequenos pelágios, como a sardinha ou a cavala, que servem de isco na pesca de outras espécies.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ