Economia

Erofio inaugurou investimento de três milhões de euros na Batalha

10 fev 2022 10:18

Nova unidade está vocacionada para o fabrico aditivo

erofio-inaugurou-investimento-de-tres-milhoes-de-euros-na-batalha
Ana Abrunhosa, à direita, visitou empresas e inaugurou nova fábrica
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

O grupo Erofio inaugurou ontem à tarde uma nova unidade na Batalha, vocacionada para área do fabrico aditivo.

Trata-se de um investimento de três milhões de euros em equipamentos, apoiado por fundos comunitários, a que se juntam 700 mil euros para a construção do edifício, com capitais próprios.

Manuel Novo, administrador da Erofio, frisou na ocasião que “este tipo de investimento é indispensável nos dias de hoje no sector dos moldes”. Embora o grupo já tivesse apostado nesta área há alguns anos, os novos equipamentos vão permitir-lhe actuar em áreas novas.

“É um dia importante, pensamos estar no caminho certo. Há já dez anos que tínhamos investido neste tipo de equipamento, há quatro anos fizemos outro investimento e agora inauguramos esta unidade”, destacou o empresário.

A nova unidade, já a funcionar, produz componentes para moldes por fabrico aditivo e fornece essencialmente a Erofio, mas também empresas de moldes da região.

Pedro Lourenço, director executivo da Erofio Moldes e da Erofio Atlântico, explicou ao JORNAL DE LEIRIA que o fabrico aditivo “é uma tecnologia diferenciadora, que permite fazer o que outras não permitem”. “O facto de se produzir camada a camada permite ter geometrias que não se conseguem fazer por métodos como a fresagem. Permite fazer peças para produzir moldes de elevado desempenho”.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, presente na inauguração, expressou a sua “felicidade” por uma empresa familiar inaugurar uma fábrica “que representa um processo produtivo inovador nos moldes” e que lhe permite “ser cada vez mais competitiva nos mercados que são cada vez mais agressivos em termos concorrenciais”.

O grupo Erofio emprega cerca de 220 trabalhadores e em 2021 obteve um volume de negócios na ordem dos 21 milhões de euros.