Viver

Era uma vez, a noite, no Terreiro

21 out 2021 14:00

Primeiro, Os Filipes. Depois, o Estrebaria, o Ozono, o Arts, o Anubis, entre outros. No Terreiro, onde toda a gente se encontrava e beber copos era participar na abertura de Portugal à mudança

era-uma-vez-a-noite-no-terreiro
Os Filipes, primeiro bar no Terreiro
Foto cedida por Filipe Oliveira

Aquela noite em 2003, no último ano do Arts, teve Zé Pedro em versão disc jockey.

A presença do guitarrista dos Xutos & Pontapés não foi anunciada, apesar de prevista, com direito a reserva no hotel Eurosol.

Na fotografia para a eternidade com o Keith Richards português, o dono do bar, no edifício onde agora existe um centro médico de diagnóstico, está em primeiro plano, com uma t-shirt que é uma espécie de legenda da atmosfera que ali se respirava: rock alternativo, boémia, artistas.

Noutra noite, provavelmente noutro ano, num espaço também gerido por Mário Brilhante, o Anubis, na actual sede da Caixa Agrícola de Leiria, duas mulheres beijaram-se na boca e “parou o bar todo”, recorda o dj Jorge Dias, que fala de “uma mudança social profunda”, a acontecer naquele instante, diante de olhares discretos e indiscretos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ