Desporto

Equipa feminina da Juventude Vidigalense sobe à 1.ª divisão de atletismo

16 fev 2026 17:16

Emblema venceu uma luta renhida pela subida de divisão e conquistou 89,5 pontos

equipa-feminina-da-juventude-vidigalense-sobe-a-1a-divisao-de-atletismo
Campeonatos nacionais de pista curta decorreram no Fórum Braga, este fim-de-semana
FPA

A equipa feminina da Juventude Vidigalense consagrou a subida à elite do atletismo nacional em pista curta, durante este fim-de-semana, superando as restantes 15 equipas em prova.

Os Campeonatos Nacionais de Clubes da 1.ª, 2.ª e 3.ª divisão decorreram no passado fim-de-semana, no Fórum Braga, e o clube de Leiria venceu uma luta renhida pela subida de divisão, terminando a competição com 89,5 pontos. Para esta vitória, foram essenciais duas disciplinas: o triplo salto, onde Margarida Santos alcançou a marca de 12,38 metros, e os 3.000 metros, com Beatriz Azevedo a cumprir a distância em 9.54,71 minutos. No sector masculino, o emblema terminou no quinto lugar.

Esta vitória surge num momento em que os atletas da Juventude Vidigalense estão privados dos seus principais locais de treino, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa e o Centro Nacional de Lançamentos, sendo esta conquista enaltecida hoje, pelo Município de Leiria, em reunião de câmara.

“A equipa viu-se privada dos seus locais habituais de treino, no Estádio Municipal de Leiria e no Centro Nacional de Lançamentos, adaptando rotinas, horários e condições de trabalho. Onde faltou conforto, sobrou compromisso. Onde faltaram recursos ideais, prevaleceu a determinação. Há ainda um dado que reforça o significado deste percurso: cerca de 95% dos atletas são naturais de Leiria e formados no próprio clube. São jovens que cresceram nas pistas da cidade, acompanhados por treinadores que acreditaram neles desde cedo e que hoje competem ao mais alto nível nacional sem perder a ligação às suas origens”, considerou a autarquia.

Na primeira divisão, estreou-se o Clube de Atletismo da Marinha Grande (masculinos), ficando em sétimo lugar, com 37 pontos.