Viver

Equinox, de Bruno Carnide, realizador de Leiria, nomeado para "Óscares portugueses"

19 fev 2020 12:48

Academia Portuguesa de Cinema escolheu filme de Animação falado em japonês 

Jacinto Silva Duro

“Por mais inacreditável que possa parecer, estamos nomeados para os Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema!”

Foi assim que Bruno Carnide, realizador de Leiria, reagiu à notícia de que o seu filme Equinox havia sido nomeado para os Prémio Sophia, os “Óscares” da Academia Portuguesa de Cinema.

Foi informado ontem, terça-feira, por um amigo que pertence à Academia, mas, assegura, não estava à espera. “Sabia, porém, que haveria uma possibilidade, pois já me tinha dito que o filme estava pré-nomeado”. 

O realizador sublinha que a concorrência, este ano, é muito forte.

“Olhando para os outros nomeados, salta à vista o filme da Regina Pessoa, que chegou à shortlist dos Óscares 2020, que ganhou tudo o que havia para ganhar em termos de prémios internacionais para a Animação e foi nomeado para o prémio do melhor curta europeia do próximo ano.”

Bruno Carnide sente-se, por isso, feliz por o seu Equinox, lançado no início de 2019, se ter juntado aos nomes em competição.

O realizador espera estrear uma nova curta de animação, já concluída, dentro de alguns meses e tem outros projectos em mãos, entre eles um filme de ficção em Super 8.

“Neste momento, estou mais focado em voltar a explorar o mundo da Animação, disciplina onde não trabalhava há cerca de dez anos”. Refere que, pelo facto de estar a viver em Leiria, longe dos meios que se encontram em sítios como Lisboa, a Animação é mais fácil de trabalhar. 

Nos próximos três anos, tem como meta estrear anualmente um novo filme. 

“Muito obrigado a todos os que acreditaram neste filme, principalmente à Cátia Biscaia, ao Carlos Salvador, ao Miguel Samarão e ao Eduardo M Escribano Solera, da MAILUKI FILMS, S.L., sem vós não haveria filme. Estamos muito felizes, obrigado Academia!”, diz Carnide.

A cerimónia de atribuição dos Prémios Sophia acontece no dia 22 de Março com transmissão na RTP2.