Viver

Ensemble de Sopros das Filarmónicas de Leiria e Aldeia Pintada vão receber verbas da DGArtes

15 set 2023 11:21

Concurso contempla projectos do Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria e o projecto Aldeia Pintada, na Torre

ensemble-de-sopros-das-filarmonicas-de-leiria-e-aldeia-pintada-vao-receber-verbas-da-dgartes
Ensaio do Ensemble de Sopros da AFCL em Novembro de 2022
Ricardo Graça/Arquivo

Estão publicados pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes) os resultados finais do concurso de apoio a projectos no domínio da criação e a Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria (AFCL) é uma das entidades abrangidas.

O projecto que acaba de obter financiamento da DGArtes no valor de 25 mil euros é o Caderno Filarmónico N.º 4 – A Música para Sopros de Marcos Romão dos Reis Júnior, gravado em Julho pelo Ensemble de Sopros da AFCL.

“Este apoio permite-nos disseminar o Caderno”, comenta Alberto Roque, director artístico e maestro titular do Ensemble de Sopros da AFCL. “Temos prevista uma verba que nos permite apresentar parte do Caderno ao vivo em concerto”, explica, algo que vai acontecer pela primeira vez e que não sucedeu com os anteriores cadernos.

A edição – nas plataformas digitais de streaming de música e em formato livro – do Caderno Filarmónico N.º 4 deverá acontecer ainda este ano. O Ensemble de Sopros da AFCL é um organismo “totalmente profissional”, salienta Alberto Roque, constituído por músicos com carreira no ensino e em bandas.

Aldeia Pintada e CAU

No concurso de apoio a projectos no domínio da criação da DGArtes é também abrangida – com 15 mil euros – a candidatura Aldeia Pintada (Por Outros), a concretizar na Torre, no concelho da Batalha.

“Até agora todas as pinturas têm sido feitas por nós”, refere Diogo Monteiro, um dos fundadores do projecto Aldeia Pintada, que cruza a arte pública com a música e a recolha de memórias e tradições. O suporte da DGArtes possibilita-lhe desafiar outros artistas. “Para que venham à aldeia da Torre e façam um trabalho idêntico ao que estamos a fazer”, conclui.

Ainda no distrito de Leiria, a DGArtes atribuiu um apoio de 45 mil euros à associação cultural Arte Muda, em Caldas da Rainha para a realização do projecto CAU – Cortém Aldeia Urbana 2023 e 2024.