Saúde

Enfermeiros apelam à reabertura da extensão de saúde da Aguda, em Figueiró

12 ago 2021 17:47

Pedido foi enviado após um abaixo-assinado subscrito por cerca de 400 utentes

enfermeiros-apelam-a-reabertura-da-extensao-de-saude-da-aguda-em-figueiro
Moradores da freguesia da Aguda aguardam, há mais de 16 meses, pela reabertura da extensão de saúde
DR

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) solicitou, em ofício, à Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), a "reabertura imediata da extensão de saúde de Aguda", da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Figueiró dos Vinhos.

O pedido foi enviado após um abaixo-assinado endereçado por cerca de 400 utentes à OE, exigindo "a reabertura urgente" da extensão de saúde.

"O documento apela à reabertura imediata deste posto de saúde, que se encontra encerrado desde Março de 2020. Atendendo que o acesso à saúde é um direito consagrado constitucionalmente e que o intento fundamental da OE passa pela promoção e defesa “da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à população, bem como o desenvolvimento, a regulamentação e o controlo do exercício da profissão de enfermeiro, assegurando a observância das regras de ética e deontologia profissional”, a SRCentro pediu a Rosa Maria dos Reis Marques, presidente da ARS Centro, a averiguação do ocorrido e a rápida resolução do problema", pode ler-se no comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.

A nota sublinha que, numa freguesia onde a população "é maioritariamente idosa, com dificuldades de deslocação, acrescidas aos poucos transportes disponibilizados, o acesso a cuidados de saúde primários tem sido adiado pelos utentes".

A Ordem dos Enfermeiros refere que, com a actual fase de desconfinamento da pandemia Covid-19, "não é aceitável que a prestação de outros cuidados e tratamentos de saúde seja posta em causa, deixando ainda mais fragilizados os moradores da freguesia da Aguda que aguardam, há mais de 16 meses, pela reabertura e o normal funcionamento da sua extensão de saúde".