Viver

Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta acontece no mundo virtual

28 jul 2020 21:53

19.º Barrenta ComVIDA vai acontecer online

encontro-nacional-de-tocadores-de-concertina-da-barrenta-acontece-no-mundo-virtual

Barrenta e suas concertinas mantêm tradição e abrem-se ao mundo Encontro Nacional de Tocadores de Concertina vai juntar grupos de todo o país nas redes sociais. Acontece a 26 de Setembro, às 17 horas.

Este ano, o 19.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta, vai acontecer num formato diferente, em consequência da pandemia por Covid-19. 

De acordo com a organização, todos os grupos de tocadores foram convidados a participar num encontro online, e será transmitido nas redes sociais, assinalando assim o dia de forma especial.

O objectivo é o de divulgar os todos grupos que participam e a cultura que engloba a concertina, e que na pandemia não têm tido oportunidade de mostrar o seu empenho e dedicação, e dar a conhecer a região e muito dos seus pontos atractivos.

A iniciativa pretende ligar centenas de tocadores e respectivos grupos através dos seus lugares à pequena aldeia na Serra de Aire, com toda a segurança, evitando as habituais multidões que ali se deslocam.

A Barrenta, na União das Freguesia de Alvados e Alcaria, conta com cerca de 38 habitantes, e em 2019 acolheu mais de 500 tocadores de concertina e milhares de visitantes.

O primeiro encontro foi em 2001 e envolveu cerca de 40 tocadores, com o objetivo de poder dar “vida” a uma aldeia que só por si iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter alguma visibilidade.

Numa região que reúne 100 concelhos, lugares com história, lendas, costumes e tradições, onde é possível descobrir a essência de um país, este evento é, sem dúvida, um marco que perpetua um dos instrumentos mais típicos da cultura popular. Este ano de forma inovadora, prometendo ficar na história com uma iniciativa nunca antes feita.