Covid-19

Encerramento de centro escolar em Pombal devido à Covid-19, deixa 154 crianças em isolamento

26 nov 2020 11:03

Medida foi tomado após uma profissional que presta serviço no espaço ter testado positivo à Covid-19

encerramento-de-centro-escolar-em-pombal-devido-a-covid-19-deixa-154-criancas-em-isolamento
Aulas recomeçam no dia 7 de Dezembro
DR
Redacção/Agência Lusa

A delegada de saúde coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Odete Mendes, confirmou que o Centro Escolar das Meirinhas, Pombal, ficará encerrado até ao dia 7 de Dezembro.

A medida foi tomado após uma profissional que presta serviço no espaço ter testado positivo à Covid-19, no início da semana.

Segundo a delegada, "feita a avaliação de risco do trabalho que desenvolveu e dos contactos que considerámos de risco, determinou-se o encerramento das estruturas com a qual a profissional contactou."

O centro de dia, onde eram confeccionadas as refeições para os alunos e os utentes, e o centro escolar foram assim encerrados.  

"É uma medida cautelar", justificou Odete Mendes, referindo que a funcionária em causa "elaborou as refeições e deu apoio no empratamento e na sua distribuição pelas crianças".  

Todas as 154 crianças do centro escolar, com pré-escolar e 1.º ciclo, entraram em isolamento profilático, até dia 7, tal como os professores e os auxiliares.

As profissionais da cozinha, que juntamente com outras funcionárias da instituição e do centro escolar, vão fazer teste ao coronavírus no sábado, também estão em isolamento.

Odete Mendes destacou ainda a articulação "rápida e eficaz com a instituição e as autarquias", Junta de Freguesia das Meirinhas e Câmara de Pombal.

O presidente da Junta, Virgílio Lopes, adiantou que a creche, com quase 40 crianças, uma das valências do Lar da Felicidade, instituição de solidariedade social responsável pelo centro de dia e que presta apoio domiciliário, também está encerrada.

À população, o autarca pede tranquilidade e garante que foram tomadas todas as medidas para ultrapassar a situação.

Numa sessão realizada ontem, dia 25, o presidente da Câmara, Diogo Mateus, declarou que se compreende a "preocupação da Unidade de Saúde Pública com o propósito de mitigar situações que do ponto de vista do potencial podem ser de grande dimensão, considerando o número de alunos, os respetivos pais e eventuais irmãos".  

A vereadora Ana Cabral, que tem o pelouro da Saúde, acrescentou no mesmo encontro com a comunicação social, que todos as salas de escolas ou jardins de infância que tenham de fechar para isolamento estão a ser desinfectadas.  

O concelho de Pombal, juntamente com o de Leiria são os que apresentam os números mais elevados de contágio por coronavirus e de óbitos provocados pela Covid-19.

Quanto aos surtos no bairro social Margens do Arunca, Cercipom e num lar em Santiago de Litém, Diogo Mateus afirmou que se mantêm estáveis.