Economia

Empresas nascidas em 1974 são retratos de resiliência onde nem tudo são cravos

24 abr 2023 20:00

Quatro empresas fundadas no ano da liberdade partilham um percurso de conquistas e de resiliência perante contextos que, ao longo de 49 anos, nem sempre se mostraram favoráveis

empresas-nascidas-em-1974-sao-retratos-de-resiliencia-onde-nem-tudo-sao-cravos
Gil Silva, gerente da Lebasi, empresa da Benedita, fundada em 1974
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Quando o País se prepara para festejar o 25 de Abril, o JORNAL DE LEIRIA foi conhecer empresas nascidas em 1974, que têm especial motivo para celebrar. A sua resiliência tem-lhes permitido continuar, ano após ano, apesar das crises cíclicas que têm afectado a economia e da abertura a um mercado global, pautado por uma acérrima concorrência.

Leonel Morgado, responsável pela Construções Morgado, lembra que a empresa, sediada em Meirinhas (Pombal), foi fundada em 1974, pelo pai, Joaquim Morgado. Designava-se então Morgado e Marques. De início, a actividade centrava- se na construção civil, mas a compra e venda de propriedades, e o arrendamento, também representam hoje uma fatia significativa do negócio.

Quando foi criada, a empresa tinha “quatro ou cinco” colaboradores. Hoje são dez, além da grande estrutura que funciona por subcontratação. Ao longo deste percurso, a empresa sentiu o impacto de várias crises. “Nos anos 80, disparou a inflação em Portugal e ultrapassou os 30%. O negócio travou, porque as pessoas não tinham carteira para comprar.”

“Quando o Fundo Monetário Internacional chega a Portugal, durante

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ