Economia

Empresas esperam e desesperam por resposta do Instituto de Emprego

10 nov 2016 00:00

As empresas que se candidatam aos apoios do Instituto de Emprego e Formação Profissional, no âmbito do Estímulo Emprego e Estágio Emprego, chegam a estar vários meses à espera de resposta.

empresas-esperam-e-desesperam-por-resposta-do-instituto-de-emprego-5372
Raquel de Sousa Silva

A 3 de Fevereiro deste ano, a Lovely Marathon apresentou ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) uma candidatura para a colocação de uma pessoa com contrato sem termo, ao abrigo da medida Estímulo Emprego. Nove meses depois, a gerência da empresa de Leiria ainda não sabe quando vai receber o incentivo a que tem direito. E só soube que a candidatura tinha sido aprovada porque não descansou enquanto não obteve resposta.

É um entre muitos casos de empresas que esperam, e desesperam, por uma resposta do IEFP quando apresentam candidaturas. “Neste período, além de termos esperado e desesperado, fizemos várias diligências para saber o ponto de situação”, explica a gerência da Lovely Marathon, apontando os inúmeros contactos telefónicos, para os centros de emprego de Leiria e Coimbra, e os vários emails enviados.

Na resposta a um deles, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, datado de Maio, foi informada de que “a candidatura se encontra analisada, com parecer positivo, a aguardar informação da área financeira”.

Contudo, em Outubro, outro email indicava que a candidatura “se encontra em análise”. Em Julho, ou seja, ainda antes desta última informação, a gerência da empresa de Leiria enviou uma queixa ao Provedor de Justiça. E voltou a insistir com o IEFP para saber qual o ponto de situação da candidatura.

Entretanto, a colaboradora contratada saiu e, em vez dos 5533 euros a que teria direito, a Lovely Marathon deverá agora receber apenas 2000. “Informámos o instituto desta situação”, garante Mónica António.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.