Viver

Empenhei o meu anel para te levar ao concerto que havia no drive-in

4 jun 2020 11:19

O conceito pôs Ansião no mapa com nomes como Pedro Abrunhosa e Luís de Matos. Fora de casa, mas dentro do carro. E na Batalha vai para a segunda edição

empenhei-o-meu-anel-para-te-levar-ao-concerto-que-havia-no-drive-in
Concerto de Pedro Abrunhosa a 23 de Maio
Ana Dias

Fora de casa, mas dentro do carro. À moda dos States, o formato está a ganhar aceitação no pós-confinamento como via segura para concertos, espectáculos ou cinema. E pôs Ansião no mapa. Mais do que os camiões-palco, que, por exemplo, já percorreram as estradas de Leiria e Pombal a dar música, ou do teatro na rua para ver das janelas e varandas, que depois de anunciado acabou por ser adiado em Leiria, e tem agora estreia marcada para amanhã, o clássico drive-in tem atraído o interesse do público, mas também dos artistas e promotores. Pedro Abrunhosa, a convite de Luís de Matos, inaugurou o cartaz que vai levar ao norte do distrito de Leiria nomes como Nilton ou Pete Tha Zouk. E o próprio Luís de Matos apresenta-se ao vivo esta sexta-feira, 5 de Junho, na primeira de sete datas dedicadas à magia.

Na Batalha, o drive-in é mesmo um cinema, como nos filmes. “Foi um dos primeiros do País, se não o primeiro”, afirma o presidente do Município. Em meados de Maio, seis sessões “completamente cheias” validaram a iniciativa, que vai repetir-se na vila de São Mamede, nos dias 19, 20 e 21 de Junho.

“Aí já vamos envolver cinema, ilusionismo [com Mário Daniel] e expressão dramática ou música”, explica Paulo Batista Santos. “Estamos em crer que é uma forma que a Câmara tem de dinamizar as artes e a cultura” e “também importa [que os cidadãos] possam ter acesso a espectáculos”, argumenta.

Muito provavelmente, em Agosto, o formato retornará à Batalha, há planos nesse sentido, mas Paulo Batista Santos acredita que é possível dinamizar o conceito num território mais vasto. E diz que o assunto já foi falado entre os autarcas da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no contexto do Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL), que apresenta medidas para o desconfinamento, incluindo a cultura e a vivência do espaço público.

Por enquanto, é certo que Fátima (concelho de Ourém, distrito de Santarém) também vai ter cinema drive-in: sexta e sábado, 5 e 6 de Junho, o estacionamento ao ar livre do hotel SDivine acolhe a projecção dos filmes Assim Nasce uma Estrela e Joker, numa iniciativa em parceria com a Junta de Freguesia de Fátima. O som é recebido através de uma frequência FM no rádio do carro e está previsto serviço de bar, com pedidos efectuados por mensagem. A entrada é gratuita, mas as duas sessões já atingiram o limite de inscrições.

Em Ansião, todos os caminhos vão dar ao estacionamento do Estúdio33 de Luís de Matos. É lá que a recuperação do imaginário popular nos Estados Unidos em meados do século XX está a obter maior expressão. O mágico apresenta-se amanhã pela primeira vez – já não há bilhetes – e repete espectáculos ao vivo nos dias 10, 13 (também já esgotado), 18, 20,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ