Saúde

EMMILEA leva terapias a casa de pessoas com demência e acamadas

9 out 2022 12:00

Projecto da Misericórdia de Fátima-Ourém abrange cerca de 45 utentes de todo o concelho, mas poderá chegar a 60 pessoas. Todos os serviços são gratuitos.

emmilea-leva-terapias-a-casa-de-pessoas-com-demencia-e-acamadas
Projecto é uma ajuda “preciosa” para os cuidadores, diz Lúcia Rodrigues (à direita)
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

A memória já lhe vai faltando, mas os acordes que a musicoterapeuta Inês Ferreira desfia à guitarra avivam-lhe as recordações de outros tempos, com cantigas que tantas vezes entoou enquanto trabalhava no campo. Diagnosticada há seis meses com Alzheimer “moderado”, Rosário Laíns, de 82 anos, é um dos 44 beneficiários do EMMILEA, o novo projecto da Misericórdia de Fátima-Ourém que leva apoio terapêutico, psicológico e social a casa dos utentes, com o objectivo de adiar a institucionalização de pessoas acamadas e/ou com demência.

Rosário Laíns entrou no projecto por iniciativa de uma das cuidadoras, a filha Zulmira, que teve conhecimento do EMMILEA, através da internet. Propôs aos irmãos, que “prontamente” concordaram, e à mãe, que, num primeiro momento, se mostrou “muito reticente”. “Agora, adora”, conta a cuidadora, assumindo que o contacto da mãe “com outras pessoas, que a estimulam de uma maneira que a família não consegue, está a fazer-lhe muito bem”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ