Viver

Em Setembro, as paredes de Leiria voltam a contar histórias

18 ago 2020 17:04

Quatro paredes da cidade vão ser pintadas por alguns dos melhores artistas de arte urbana do Mundo

Leiria vai ser o lar de mais quatro paredes pintadas com obras plásticas de grande formato, no âmbito da iniciativa Leiria, paredes com história: ARTE PÚBLICA, evento anual cujo início, este ano, está marcado para o dia 7 de Setembro.

O arranque acontece com a criação de uma obra numa das paredes da sede do Orfeão de Leiria.

Durante um mês, vários artistas de arte urbana, convidados pela associação Riscas Vadias, que organiza este evento com a curadoria de Ricardo Romero, do Matilha Studio, em parceria com a Câmara de Leiria, pintarão as fachadas, numa acção que, desde há anos, tem transformado Leiria numa galeria de arte urbana ao ar livre.

O espanhol Aryz, o hispano-americano Axel Void, a dupla americana Hyland Matter & Mando Marie e o português Odeith são os convidados desta 4.ª edição que decorrerá até 9 de Outubro.

“Apesar do contexto da pandemia, vamos conseguir manter o programa inicial, contando com artistas que vêm de Espanha e dos Estados Unidos”, explica Ricardo Romero. As intervenções públicas serão “espaçadas no tempo”, estando ainda previstas uma exposição e várias conversas sobre o tema da arte urbana.

A exposição Not From Earth, de Hatory Pablo, será inaugurada no dia 10 de Setembro, na M.gallery&studio.

“Nos outros anos, houve mais exposições e o que foi um congresso que depois se transformou em conferências. Este ano será um diálogo com menos público”, adianta o curador.

Segundo a organização, a vertente artística do evento - intervenções e exposições - tem como objectivos principais a afirmação de Leiria como “galeria de arte” num novo cenário de turismo artístico/cultural de âmbito nacional e internacional, e reconhecimento desta como ponto de visita obrigatório no circuito de arte pública urbana, potenciando a criação e divulgação da arte pública urbana.

A Riscas Vadias pretende ainda a afirmação e reconhecimento da identidade de Leiria através da representação e homenagem ao património histórico edificado e natural, ao património imaterial e a figuras históricas da cidade.

Romero anuncia que a equipa da associação está “já a trabalhar na 5.ª edição, que será o ‘fechar’ de um ciclo Leiria, paredes com história".

O curador explica que, em 2022, o projecto será obrigatoriamente revisto.

Filme:

Aryz AXEL VOID Odeith @mandomather @HylandMather @interne_is_a_lie
Riscas Vadias @municipiodeleiria
#streetart #artepublicaleiria #leiriaparedescomhistoria 

Realização: Ricardo Romero
Produção: Riscas Vadias
Captação/edição de imagem: Pedro Guerra
Música: André Barros
Equalização: Miguel Samarão