Sociedade

Em Pombal e Porto de Mós, jovens vão liderar um “executivo municipal”

27 dez 2021 17:38

Cidadania | Apresentaram um programa eleitoral e submeteram-se a sufrágio para darem exemplo de participação cívica. São os "Jovens Autarcas"

em-pombal-e-porto-de-mos-tres-jovens-mulheres-vao-liderar-um-executivo-municipal
Sara Gaspar, ao centro, com as jovens vereadoras, Margarida Ribeiro, à esquerda, e Raquel Marques, à direita
CM Pombal
Jacinto Silva Duro

Chama-se Jovem Autarca e é uma iniciativa destinada a escutar propostas e a promover a participação cívica dos jovens a nível municipal, pela cidadania activa na defesa de direitos e assumir de deveres.

Na região, os municípios de Pombal e Porto de Mós abraçaram esta acção que emula uma eleição autárquica e um mandato, onde os jovens eleitos assumem “cargos” municipais, escutam e sondam outros jovens e propõem iniciativas.

Em Porto de Mós, a eleição dos representantes dos jovens está marcada para 1 de Fevereiro, mas, em Pombal, o sufrágio, aproveitando o conhecimento adquirido no anterior mandato autárquico, já aconteceu.

Sara Gaspar é aluna do 11.º ano, do curso de Ciências e Tecnologias, no Colégio João de Barros, das Meirinhas, em Pombal, e foi eleita pelos colegas das escolas do concelho, na semana passada, como Jovem Autarca de Pombal.

É um cargo honorário, que bebe inspiração no de presidente de Câmara. Em 2021, a jovem de 16 anos irá coordenar uma equipa constituída por Raquel Marques e Margarida Ribeiro, as duas “jovens vereadoras”, que alcançaram o maior número de votos, depois de si.

O sufrágio foi disputado por 11 candidatos, todos alunos dos três agrupamentos escolares concelhios da Guia, Gualdim Pais e de Pombal, e ainda do Colégio João de Barros. Ao todo, votaram 1.711 alunos (50,58%), num universo total de 3.383 estudantes.

Sara foi eleita com 540 votos, enquanto Raquel Marques, aluna do Agrupamento de Escolas da Guia, obteve 353 votos, ficando com o cargo de primeira vereadora, e Margarida Ribeiro, aluna do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, conseguiu o lugar de segunda vereadora, com 120 votos.

A “jovem autarca” reside na freguesia de Carnide e já tem várias ideias a propor, porém, quer, primeiro, ouvir o máximo de jovens e dar-lhes a oportunidade de exporem também as suas propostas.

“Espero conseguir dar uma resposta. Espero que sintam que são representados e que podemos fazer a diferença e mudar alguma coisa no nosso concelho.” Para já, Sara levará para debater numa reunião que terá em conjunto com as jovens vereadoras e com o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, três propostas do seu “programa eleitoral”.

“Tenho uma ideia para um prémio literário, o Jovens à Letra, para o qual ainda é necessário decidir os termos do regulamento, outra para uma semana cultural descentralizada, que se chamará O Talento Saiu à Rua, que consistirá em actuações e exposições realizadas pelos jovens, e que não será realizado na sede do concelho.

O modo terá de ser discutido nas reuniões mensais com a Assembleia de Jovens e com as duas vereadoras”, adianta. Às jovens eleitas juntar-se-ão os restantes candidatos - Júlia Vieira, Dinis Marques, Sofia Gonçalves, Francisco Mota, Joana Pedrosa, Maria João Lopes, Raquel Pereira e José Cavalheiro -, como membros da Assembleia de Jovens Autarcas, para trabalharem em conjunto as propostas.

As três jovens já trocaram ideias e as expectativas são altas para esta entrada num mundo que sabem ser completamente diferente daquele a que estão habituadas. Mesmo assim, acreditam que será uma experiência divertida e de grande aprendizagem.

Sara explica que foi o gosto por desafios, em especial este que lhe dará oportunidade de “conhecer jovens de Pombal e de inovar um pouco”, que a levou a concorrer num sufrágio onde, sublinha, “as mais votadas foram mulheres, e onde houve mais candidatas do que candidatos”.

“Provavelmente, porque temos mais maturidade e autoconfiança”, diz. 

Porto de Mós
Jovens autarcas vão gerir orçamento de cinco mil euros

Em Porto de Mós, o arranque do Jovem Autarca começou a 6 de Dezembro, com uma “sessão motivacional” com os estudantes. Estiveram presentes 85 alunos do 5.º ao 12.º anos, entre os 10 e os 17 anos, tendo sido desenvolvidas dinâmicas para os alunos se conhecerem e trabalharem em conjunto na identificação de problemas e de soluções.

As eleições decorrerão no dia 1 de Fevereiro de 2022, em cada uma das escolas de 2.º e 3.º ciclos e secundárias do concelho.
 
Segundo fonte da autarquia, após a eleição, o Jovem ou a Jovem Autarca e a sua equipa terão um orçamento de cinco mil euros, para um trabalho de gestão autárquica que será desenvolvido em conjunto com o executivo municipal e com a equipa técnica do projecto.
 
A dinamização da iniciativa conta com a colaboração da Inspiring Future, uma associação sem fins lucrativos que se dedica a iniciativas para a juventude.

Jovens não estão afastados da participação cívica
O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, admite ter ficado “surpreendido” pela participação massiva dos jovens do concelho. “Votaram mais de 1.700 alunos.

Não é verdade que os jovens estejam afastados da participação cívica. Sinto que há cada vez mais crianças e jovens que se envolvem. E tenho de assinalar que este ‘executivo’ é composto apenas por jovens mulheres.”

O desafio de, no próximo ano, colocar em prática as ideias e projectos do “executivo jovem” arrancará logo após a tomada de posse, que acontecerá na primeira quinzena de Janeiro.

“Reservámos um orçamento de 12 mil euros para as propostas dos jovens envolvidos na iniciativa. Além disso, vamos discutir as ideias e ver se será possível alocá-las nas operações já previstas pela autarquia”, adianta Pimpão.

Como metas futuras, o autarca refere está na calha o “Parlamento Municipal dos Jovens”, uma iniciativa que será direccionada para o ensino secundário.

Até lá, Sara Gaspar ainda vai ser “presidente por um dia”, onde tomará decisões, naturalmente com a assessoria do presidente da Câmara de Pombal.