Viver

Em nome do mestre. Estudaram com Alfredo Ribeiro e dão vida à cantaria

2 set 2023 13:30

Homenagem na Batalha assinalou 20 anos da morte de Alfredo Neto Ribeiro. Município está disponível para apoiar regresso das aulas ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória

em-nome-do-mestre-estudaram-com-alfredo-ribeiro-e-dao-vida-a-cantaria
Alzira Antunes e Rita Ribeiro, antigas alunas de Alfredo Ribeiro no Mosteiro da Batalha
Ricardo Graça

Na mais recente intervenção de restauro no Mosteiro da Batalha, a presença de Rita Ribeiro, neta de Alfredo Ribeiro, acrescentou mais um traço na linha que, através de gerações, liga os Ribeiro à preservação do monumento património da Humanidade.

Alfredo Ribeiro nasceu (em 1931) numa família de canteiros que participaram nos grandes restauros oitocentistas e acabou por destacar-se, localmente, no ensino da cantaria artística, desde os anos 80, até falecer. Os filhos não seguiram o ofício, mas a neta, Rita, que foi aluna dele, retomou a tradição.

No último sábado, na galeria do posto de turismo da Batalha, família, amigos e autarcas reuniram-se em homenagem para assinalar 20 anos sobre a morte de Alfredo Neto Ribeiro. O contexto, a exposição do discípulo Pedro Oliveira, que inclui, patentes ao público, duas peças executadas durante a aprendizagem com o mestre, como, ainda hoje, o antigo aluno lhe chama.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ