Abertura

Em clausura, libertas pela fé e amor a Deus

15 out 2026 07:30

No Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real, 40 religiosas escolhem viver em recolhimento. Distanciadas da família e dos dias mundanos, falam ao JORNAL DE LEIRIA da sua rotina de devoção

em-clausura-libertas-pela-fe-e-amor-a-deus
.
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Os olhos azul-celeste da irmã Filipa iluminam-se sempre que recorda o dia em que sentiu o chamamento de Deus. Concluiu a licenciatura em Filosofia e deixou os pais, as irmãs e os amigos de sempre em Sobral de Monte Agraço, para se entregar à vida de clausura no Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real.

Certa de que é esse o caminho que o Senhor escolheu para si, a jovem de 22 anos não tem dúvidas que é junto das Irmãs Clarissas do Desagravo, em oração, que encontra a sua felicidade.

Filipa é a mais nova das 40 mulheres que escolheram afastar-se do frenesim dos dias mundanos, para se recolher e viver exclusivamente em função da vida espiritual. A irmã mais velha tem 86 anos.

Depois de uma d&e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ