Viver

Em 2024, Leiria deverá somar mais de 1.000 eventos na área da cultura

19 jan 2024 10:44

Município apresentou novidades na agenda cultural para os primeiros seis meses do ano, marcada pelas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

em-2024-leiria-devera-somar-mais-de-1000-eventos-na-area-da-cultura
Vitorino vai cantar em Leiria na Festa do Povo
Ricardo Graça

Entre os dias 24 e 28 de Abril, a Festa do Povo, “organização do tecido associativo e do município”, segundo Rui Cunha, chefe da Divisão de Acção Cultural, citado pela agência Lusa, vai ter ranchos folclóricos e grupos de teatro, mas, também, concertos de David Fonseca, da Orquestra Filarmonia das Beiras com Janita Salomé e Vitorino (na foto), de JP Simões e Surma para canções de José Mário Branco e da Orquestra Jazz de Leiria com Samuel Úria.

O programa foi divulgado na sexta-feira, 12 de Janeiro, durante a apresentação da Agenda Leiria Cultura para os primeiros seis meses de 2024, ilustrada pelo artista Tenório, que decorreu na futura Black Box, a nova plataforma de criação artística, com abertura prevista para o segundo trimestre.

Novidade é o lançamento do Passaporte Cultural, que dá destaque aos espaços museológicos do concelho, com 2 mil exemplares que serão distribuídos pelos alunos do ensino superior.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril sobressaem na lista de eventos em que se inclui a exposição Artistas na Fábrica, que lembra Jorge Oliveira, Tereza Arriaga e Manuel Filipe, e também o espectáculo As Portas que Abril Abriu pelo Conservatório Internacional de Ballet Annarella Sanchez.

Um ciclo dedicado ao realizador António Campos, uma exposição sobre a obra do arquitecto Álvaro Siza Vieira, a Feira do Livro no Jardim Luís de Camões com curadoria da jornalista Isabel Lucas e do escritor Nuno Artur Silva e as iniciativas relacionadas com os 25 anos da descoberta da Criança do Lapedo são outros destaques.

Em 2024, segundo Anabela Graça, vereadora com o pelouro da Cultura, Leiria deverá registar mais de mil eventos (993 em 2023).

Entre esses eventos, estão o Ciclo de Música Medieval, no Castelo de Leiria, o Ciclo de Conversas de Abril; o Moinho fora de Portas; as Curtas Monstrinha; o Jazz no Centro Histórico; o 42.º Festival Música em Leiria e a Feira de Leiria.

Ainda na primeira metade de 2024, contam-se o Leiria Film Fest; o XI Sinopse – Festival de Teatro Ator João Moital; o Ciclo de Música Exploratória Portuguesa; o Festival de Folclore da Cidade de Leiria; e o Festival a Porta, entre outras iniciativas.