Sociedade

"Elevadíssima procura" obriga hospital de Leiria a activar plano de contingência

28 jan 2019 00:00

Garantindo que estão a “fazer os possíveis para dar resposta a todas as situações”, o Conselho de Administração espera que “dentro de algumas horas a situação possa normalizar”.

elevadissima-procura-obriga-hospital-de-leiria-a-activar-plano-de-contingencia-9784

O Centro Hospitalar de Leiria já activou o plano de contingência face à “elevadíssima procura” pelo Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André (HSA).

Confrontado com a denúncia de algumas corporações de bombeiros, que relataram ao JORNAL DE LEIRIA que várias macas estão retidas no HSA, obrigando a colocar as ambulâncias inoperativas, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria adiantou que “o Serviço de Urgência Geral do HSA tem registado elevadíssima procura, muito acima da capacidade instalada”.

“Atendendo à procura registada, o hospital já accionou o seu Plano de Contingência, utilizando as camas disponíveis, cancelando a actividade programada e reforçando as equipas”, reforça o Conselho de Administração.

Segundo a mesma fonte, os “casos não urgentes (classificados como verdes e azuis) continuam a representar cerca de metade dos atendimentos, situações que poderiam e deveriam ter sido resolvidas sem o recurso às urgências hospitalares, mas recebemos igualmente muitos casos de doença aguda a que temos, naturalmente de dar resposta, 24 horas por dia, sete dias por semana”.

Os responsáveis lembram que o “Serviço de Urgência é o último acesso na rede de cuidados e, por isso, é forçado a dar resposta a todos os que o procuram e não têm resposta noutros locais”.

Garantindo que estão a “fazer os possíveis para dar resposta a todas as situações”, o Conselho de Administração espera que “dentro de algumas horas a situação possa normalizar”.

Não obstante, o Conselho de Administração apela à “colaboração de todos os intervenientes na rede de cuidados, e também dos utentes, para que as urgências hospitalares sejam usadas de forma correcta”.

“Recordamos que, em caso de doença, o primeiro contacto deverá ser para a Linha SNS 24 (808 24 24 24), que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e dúvidas com medicação.”