Sociedade

Educação é “prioridade máxima” do novo executivo de Porto de Mós

4 nov 2025 13:14

Reeleito para o seu terceiro e último mandado, o presidente da Câmara, Jorge Vala promete investir “nas gerações do saber, da iniciativa inusitada e do arrojo"

educacao-e-prioridade-maxima-do-novo-executivo-de-porto-de-mos
"Serei o presidente de todos os portomosenses, de todos sem excepção", prometeu Jorge Vala
DR
Maria Anabela Silva

A iniciar o seu terceiro e último mandato como presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala aponta a educação como “prioridade máxima” do seu executivo, o mesmo que o acompanha desde 2017, reforçado agora com mais um vereador, Pedro Vala.

“Porque acreditamos que o futuro do nosso concelho se constrói nas salas de aula, o ensino continuará a ser a pedra angular do nosso mandato”, afirmou Jorge Vala, na sessão tomada de posse, que teve lugar, esta segunda-feira, onde o autarca prometeu dar continuidade à modernização do parque escolar e implementar programas de ensino digital e de incentivo às ciências e às artes, “preparando os jovens para os desafios do amanhã”. Reafirmou ainda o compromisso eleitoral de, até ao final do mandato, o ensino ser “totalmente gratuito para todas as famílias”.

Além da educação, Jorge Vala identificou mais cinco pilares “fundamentais” para a governação do município nos próximos quatro anos: mobilidade, saúde, segurança, a habitação e desenvolvimento económico.

Na área da habitação, Jorge Vala anunciou a “activação” de um programa de municipal de habitação, com recurso a terrenos camarários para a construção de casas a custos controlados, “prioritariamente para jovens e famílias”, e dinamizar o apoio ao arrendamento jovem já em vigor no concelho.

No domínio da mobilidade, o autarca comprometeu-se a reforçar a rede de transportes públicos, tornando-a “mais frequente e abrangente”, com o alargamento do Vamós, a implementação da ligação rápida entre Porto de Mós e Leiria e incremento do transporte a pedido, e de implementar o passe gratuito para pessoas com pessoas com mais de 65 anos.

No sector da economia, entre as prioridades está a ampliação da área de localização empresarial de Porto de Mós e da zona industrial de Mira Vieira, a criação de um espaço de cooworking, que incluirá habitação, para fixar e atrair jovens empreendedores, e a dinamização o Real Factory do Juncal, “transformando-o num centro de empreendedorismo de excelência”.

“Iremos investir nas gerações do saber, da iniciativa inusitada e do arrojo, continuando incessantemente a criar as condições de trabalho e de fixação residencial”, afirmou Jorge Vala, assegurando que o município continuar a “investir fortemente nas armas que tem para atrair e manter empresas charneiras, seja através da política fiscal, seja através das acessibilidades”.

No domínio da segurança, o executivo compromete-se a implementar de videovigilância nas vilas de Porto de Mós e de Mira de Aire, “com o objectivo de dissuadir a criminalidade e, sobretudo, aumentar a sensação de segurança”.