Sociedade

Dupla de alunos do IPL ganha concurso nacional

21 mar 2024 16:44

Estudantes vão realizar estágio profissional remunerado de um ano na Siemens

dupla-de-alunos-do-ipl-ganha-concurso-nacional

David Pereira e Marco Costa Ferreira, ambos estudantes do mestrado em Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, venceram o Accelerate Challenge 24, concurso promovido pela Siemens Portugal, empresa especializada nas áreas da energia, indústria, mobilidade e tecnologias para edifícios.

Com esta vitória, a dupla de jovens foi premiada com uma viagem às instalações do grupo Siemens na Europa e um estágio profissional remunerado para cada estudante.

O desafio, dedicado a estudantes de licenciatura e de mestrado que frequentem o ensino superior em Portugal, abordou a temática da transição energética, da indústria actual para uma mais descarbonizada.

Os estudantes foram desafias a criar um projecto de uma infra-estrutura de energia eléctrica, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS (Design e Projecto), bem como de outras ferramentas de dimensionamento de redes eléctricas da Siemens, que foram disponibilizadas para esse efeito.

Esta iniciativa teve como objectivo “divulgar junto da comunidade académica nacional o conjunto de aplicações Siemens para o dimensionamento de redes eléctricas e as suas potencialidades, no âmbito dos projectos de engenharia”, lê-se numa nota de imprensa.

A dupla de estudantes do Politécnico de Leiria formou a equipa Brisas do Lis, que iniciou a participação no dia 3 de Janeiro, quando recebeu o enunciado do desafio, que resolveram no prazo de dois meses. Os finalistas foram anunciados a 8 de Março, com as apresentações finais a terem lugar no início desta semana, dia 18, na sede da Siemens em Alfragide.

Pedro Marques, professor que orientou os Brisas do Lis, citado no comunicado, salienta que “este tipo de desafios são de grande importância para o desenvolvimento de competências na área das instalações elétricas, pois se estas não forem devidamente dimensionadas não será possível uma transição energética sustentada”.

“Interligar e gerir todos os activos de consumo e produção de energia, bem como os sistemas de carregamento para veículos eléctricos” são algumas das soluções apresentadas pela Siemens Portugal.